Saúde, Meio Ambiente & Sustentabilidade Bahia
Bahia participa de encontro em Sergipe pela sustentabilidade das águas no Nordeste
O evento acontece em Aracaju, até sexta (26), e reuniu representantes de órgãos públicos e privados, pesquisadores, profissionais dos setores usuár...
24/05/2023 18h45
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Secom Bahia

Por meio do Governo Estado, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas, Bahia e Sergipe (ALBASE), tendo como representantes a Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Vânia Almeida, e o chefe de gabinete do Inema, Welton Costa. O evento acontece em Aracaju, até sexta (26), e reuniu representantes de órgãos públicos e privados, pesquisadores, profissionais dos setores usuários, membros dos comitês de bacias e conselhos estaduais de recursos hídricos dos três estados.

Com o tema “Gestão eficiente e sustentável da água: Social, Ambiental e Econômica”, o objetivo do evento foi compartilhar desafios e avanços que fortaleçam os Comitês de Bacias Hidrográficas por meio da troca de experiências. Durante o encontro, foram realizadas palestras, mesas-redondas, debates, apresentações de casos de sucesso e momentos de interação entre os participantes.

Reafirmando a importância dos Comitês de Bacia, o chefe de gabinete do Inema, Welton Costa, ressaltou seu papel essencial no processo de discussão, tomada de decisões e fiscalização, visando promover um ambiente sustentável. Ele destacou a disponibilidade do Inema, como braço executor da Secretaria do Meio Ambiente, para cooperar na busca por uma gestão eficiente dos recursos hídricos. “O nosso grande desafio a ser enfrentado envolve questões educacionais, de infraestrutura e a manutenção da qualidade dos recursos”, pontuou.

No papel de representante do Governo da Bahia, a superintendente da Sema, Vânia Almeida, ressaltou a importância do evento como uma oportunidade para a troca de experiências, fortalecendo assim a política de recursos hídricos nos três estados. Ela enfatizou que a participação dos Comitês de Bacia, do poder público, dos usuários e da sociedade é fundamental e precisa ser fortalecida, visando alcançar o objetivo principal dessas políticas, que é garantir o acesso à água em quantidade para todos.

O encontro também proporcionou a discussão dos desafios e avanços na gestão das bacias hidrográficas dos três estados. Temas como preservação dos recursos hídricos, monitoramento e controle da qualidade da água, promoção do uso racional e sustentável dos recursos hídricos, além da gestão integrada das bacias hidrográficas, foram abordados durante as atividades.

“Hoje, nos encontramos aqui superando várias adversidades que demandaram um longo período de luta para que os Comitês fossem finalmente ouvidos. E estamos orgulhosos de dizer que avançamos consideravelmente na gestão dos Comitês no estado da Bahia. Sabemos que a atuação dos Comitês é fundamental para o trabalho dos gestores públicos. E através dessa parceria, estamos avançando em direção a uma gestão mais eficiente e sustentável”, disse o Coordenador do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), Anselmo Caires.

Para o coordenador do Fórum Sergipano de Comitê de Bacia Hidrográfica, Marcus Lázaro, “os recursos hídricos e o meio ambiente dependem do comprometimento das pessoas em prol da sustentabilidade. Estamos reunindo especialistas, gestores e representantes de diversos setores para fortalecer nossos esforços na preservação dos recursos hídricos e na construção de um futuro sustentável”.

A Sema também participará dos debates promovidos pela ALBASE. A Coordenadora de Gestão dos Fundos, Maiana Pitombo, contribuirá nas discussões ao apresentar o tema “Captação de recursos para a gestão de bacias hidrográficas: planejamento, procedimento e execução”. Por sua vez, Larissa Cayres, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vai trazer para o debate a “Cobrança e independência dos Comitês”, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre o tema entre os estados.

Fonte: Ascom/Inema