Educação Bahia
Escolas estaduais promovem ‘Forró das heroínas’
Em todos os Territórios de Identidade, a comunidade escolar se envolveu no clima de festa junina.
16/06/2023 12h20
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Secom Bahia

A última sexta-feira (15) do semestre letivo foi marcada por muito forró nas escolas da rede estadual. Em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, as unidades escolares realizaram uma homenagem às mulheres, em especial a Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria, importantes lideranças femininas na luta para romper com o domínio português no país. A iniciativa foi denominada de “Forró das heroínas”.

Em todos os Territórios de Identidade, a comunidade escolar se envolveu no clima de festa junina. Além de música, embalada ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba, as escolas foram enfeitadas de bandeirolas coloridas e prepararam um cardápio com comidas típicas da época para a alimentação escolar, como mingau, canjica e bolos de variados sabores, como milho e tapioca.

A animação foi grande no Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, no bairro do Cabula VI, em Salvador. A estudante Vitória Raquel Coelho, 14, 9º ano, falou que a atividade proporciona a integração entre os estudantes das diferentes turmas. “Eu acho muito interessante e importante que a escola promova atividades culturais que envolvam toda a comunidade escolar, pois podemos interagir melhor, fazer novas amizades e celebrar a nossa cultura com muita diversão e aprendizado”.

No interior baiano, a animação também foi contagiante. Em Governador Mangabeira, estudantes, educadores e funcionários do Colégio Estadual Professor Edgard Santos já entraram no clima. A professora de Língua Portuguesa, Evani Rodrigues, disse que estes momentos contribuem para a valorização da cultura e da identidade dos baianos.”Atividades como estas, na escola, colaboram para a construção da identidade e o fortalecimento cultural, pois revisitam nossas origens, valorizando a expressão corporal, verbal e artística dos nossos estudantes”.

Fonte: Ascom/SEC