Educação Bahia
Estudantes da rede estadual participam da Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia, em Feira de Santana
Mais de 400 estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (14), no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Sant...
14/07/2023 14h55
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Secom Bahia

Mais de 400 estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (14), no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, da abertura da Etapa Interterritorial dos Jogos Escolares da Bahia (JEB), que segue até domingo (16). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa trabalhar a cultura corporal nas instituições que integram a rede estadual de ensino, promovendo não só a prática do esporte como também a inclusão, cooperação, integração e o fortalecimento da cultura da paz entre a comunidade escolar. O evento contou com a apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho.

A secretária da Educação do Estado, Adália Pinheiro, que participou da abertura da atividade, ressaltou a importância dos Jogos Escolares. “O esporte escolar traz consigo a importância dentro das escolas e no conjunto da rede, que é fomentar e estimular a atividade física, ou seja, o esporte como forma de bem-estar e de integração, como também a formação de estudantes, que se junta à cultura, à ciência, à arte e à atividade física, que vem junto de forma ampliada com a saúde”.

Thiago Santos, 16, 1° ano do Colégio Estadual Normal de Serrinha, que está participando dos jogos pela primeira vez, falou da experiência de competir com o basquete. “É muito bom poder competir com estudantes de outras regiões e representar o nosso colégio, nossa cidade e nosso território. Gosto muito de jogar basquete e, através dos Jogos Escolares, a gente pode se desenvolver mais no esporte”.

Para o estudante Pedro Henrique dos Santos, 14, 9° ano do Colégio Estadual Lázaro Santos Ferreira, de Feira de Santana, que também está competindo com a mesma modalidade, participar dos Jogos Escolares é estimulante. “Comecei a praticar basquete no ano passado e ter a oportunidade de vir para outro território para jogar com outros colegas é muito bom. Estou gostando muito dos jogos e pretendo vencer as competições e passar para a próxima etapa”, disse, confiante.

Nesta fase seletiva da Etapa Interterritorial, cerca de mil estudantes atletas de cinco Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) vão competir em quatro modalidades coletivas: vôlei, basquete, handebol e futsal. Além do Portal do Sertão (NTE 19), a Etapa Interterritorial envolve a participação dos núcleos de Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Sertão do São Francisco (NTE 10), Costa do Descobrimento (NTE 27) e Vale do Jiquiriçá (NTE 9).

Os campeões da Etapa Interterritorial vão participar de uma última etapa classificatória, entre os dias 27 e 30 de julho, em Salvador, onde serão conhecidos os estudantes atletas que vão representar a Bahia nas etapas nacionais, tanto nos Jogos da Juventude, na categoria coletiva para os alunos de 15 a 17 anos, como nos Jogos Escolares Brasileiro, na categoria individual, voltados para a faixa etária entre 12 e 14 anos.

Durante agenda de atividades no município de Feira de Santana, a secretária Adélia também participou, no auditório do Hotel Acalanto, de um encontro com diretores e coordenadores pedagógicos das novas unidades escolares da rede estadual e realizou, ainda, uma visita à nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, que será inaugurado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (17).

Fonte: Ascom/SEC