Política
Entenda a denúncia do deputado Raimundinho da Jr sobre o uso das máquinas da prefeitura
Deputado acusa prefeitura de emprestar máquinas para outra cidade, mas se engana sobre a origem das máquinas
18/07/2023 23h50 Atualizada há 1 ano
Por:
Foto: Neuza Costa Menezes / AgênciaALBA

O deputado estadual Raimundinho da JR (PL) publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (18) acusando a prefeitura de Dias d’Ávila de usar máquinas públicas para a recuperação de estradas rurais de Mata de São João, deixando as estradas de sua própria cidade em situação precária. O vídeo mostra as condições das estradas de Dias d’Ávila e traz a voz do irmão do vereador Júnior, presidente da Câmara Municipal de Dias d’Ávila, questionando a suposta irregularidade. O deputado também aparece no vídeo, criticando a situação e pedindo providências ao governador Jerônimo (PT).

A denúncia do deputado, no entanto, se revelou um equívoco. As máquinas que ele pensou serem da prefeitura de Dias d’Ávila são na verdade da empresa Aquidaban Locadora, que tem contratos de locação com as prefeituras de Dias d’Ávila e Mata de São João. A empresa, que tem sede em Mata de São João, recebeu mais de R$ 8 milhões pelos serviços prestados.

A reportagem do É Notícias apurou que as máquinas que estavam trabalhando em Mata de São João eram locadas por meio do contrato n°390/2021. A prefeitura de Mata de São João esclareceu que a locação é feita por hora, conforme a demanda, e que não há qualquer acordo entre as administrações municipais para empréstimo ou concessão de material. A prefeitura também salientou que tanto Mata de São João quanto qualquer outro município pode contratar a mesma empresa, uma vez que as licitações são públicas e qualquer empresa pode participar do certame.

A prefeitura de Dias d’Ávila, por sua vez, não quis se pronunciar sobre o caso, nem sobre o contrato que tem com a empresa Aquidaban Locadora. A reportagem também tentou contato com o vereador Júnior, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

O deputado Raimundinho da JR, que fez a denúncia falsa, não se manifestou sobre o erro que cometeu. Ele também não explicou por que não mostrou nenhuma imagem das máquinas da prefeitura de Dias d’Ávila no vídeo.