Esporte & Cultura Bahia
Corrida Ecológica movimenta o turismo esportivo em Brumado e Rio de Contas neste domingo (24)
O evento de ciclismo conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego,...
21/09/2023 17h21
Por: Redação Fonte: Secom Bahia


A 24ª edição da Corrida Ecológica acontece neste domingo, 24, com a largada simbólica em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, às 8h, e a oficial às 8h20, na rodovia de Brumado a Livramento de Nossa Senhora. O evento de ciclismo conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, FazAtleta, além de buscar incentivar o turismo esportivo na região. 

Mais de 400 atletas já estão inscritos, entre amadores e profissionais, em 28 categorias, divididas entre speed, MTB, cicloturismo e e-bike. Os participantes irão realizar o percurso de 80km até a entrada da cidade de Rio de Contas. A expectativa dos organizados da prova, válida pelo ranking nacional de ciclismo e com acompanhamento técnico da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), é receber cerca de 2 mil pessoas ao longo do final de semana nos dois municípios. 

O diretor-geral da Sudesb e presidente da Comissão Gerenciadora do FazAtleta, Vicente Neto, celebra a realização de um evento com esse objetivo. “A Bahia já se mostrou como um interessante polo do turismo esportivo e ecológico, com diversas competições ao longo do ano. Esse evento traz um diferencial fantástico para a região com o benefício para a economia, que fica mais movimentada. As belezas naturais atraem os ciclistas ávidos pela adrenalina que o esporte possibilita e pela experiência no meio da natureza.” 

Com 24 anos de história na valorização da prática esportiva e do fomento ao turismo na região sudoeste do estado, a prova busca despertar nas pessoas a conscientização para a preservação do meio ambiente em um trajeto de geografia beneficiada pela natureza com montanhas e cachoeiras. O organizador da Corrida Ecológica, Alecarlos Neves Pires, agradece o apoio do Governo do Estado para fornecer uma boa estrutura para os atletas. 

“Os apoios da Sudesb e do Faztleta são fundamentais, pois, sem eles, não seria possível a realização deste evento com tamanha qualidade em cada detalhe, visto que o custo para a execução é altíssimo. Será um percurso com o apoio de ambulâncias, polícias militar e rodoviária e batedores da própria equipe de organização do evento para acrescentar nos materiais e acolhimento dado aos atletas que vêm de outras localidades e os locais”, finaliza. 

Fonte: Ascom Sudesb