O sonho de ter uma casa mais bonita e confortável está se tornando realidade para muitos moradores das comunidades do Entroncamento e Monte Líbano, em Mata de São João. Eles estão sendo beneficiados pelo Programa Casa Bela, uma iniciativa da Prefeitura que realiza melhorias habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Ele já atendeu moradores do Bairro do Baixio e Campo de Terra Nova, e agora está mudando a vida de quem vive no Entroncamento e Monte Líbano.
Um dos exemplos é o casal Jessica Barros da Hora e seu companheiro, que moram na Rua Piauí. Eles estão desempregados e esperam um filho. Graças ao Casa Bela, eles conseguiram reformar sua casa com reboco, pintura, troca de portas e janelas, e ainda receberam móveis pelo programa Casa Arrumada. “O Casa Bela conseguiu executar tudo que eu e meu esposo planejamos para nossa casa com a chegada do nosso filho”, disse Jessica.
Outra moradora da Rua Piauí que ficou feliz com o programa foi Marilene Reis dos Santos. Ela também teve sua casa rebocada e pintada, e não escondeu a emoção. “Fico emocionada em ver minha casa assim, sabendo que vou terminar o ano com minha casa pintada, bonita, do jeito que eu queria”, relatou.
No Entroncamento, a história se repete. Dona Marizete e Michele dos Santos Brito viram sua casa ganhar um novo visual depois das intervenções da prefeitura. Além do reboco e da pintura, elas também tiveram o piso, o banheiro e as portas e janelas trocados. “Estamos muito felizes. Agora eu vou poder passar pano no chão de casa. Antes não tinha como”, contou Michele.
O Casa Bela é um programa que leva acolhimento, conforto e dignidade para as famílias em situação de vulnerabilidade, segundo a secretária da Semps, Rita Miranda. “Trata-se de um programa muito importante, que tem movimentado toda secretaria. Eu fico emocionada ao chegar em uma casa que vivenciei o antes e notar o resultado transformador após o trabalho. A população está feliz com as casas contempladas e a expectativa é atender todos que se cadastraram, que foram submetidos aos laudos técnicos e estão aptos para execução. Vamos continuar transformando”, afirmou.
O programa já emitiu 584 laudos e 400 imóveis estão aptos para a execução da obra. Muitos deles já foram reformados e entregues aos beneficiários. Outros estão em andamento ou em fase de início, seguindo o cronograma estabelecido pela prefeitura.