Educação
Estudantes de Mata de São João mostram talento artístico em eventos em Salvador
Projetos estruturantes estimulam a criatividade e a cultura dos alunos da Rede Estadual
30/11/2023 12h52
Por:
Foto: Reprodução

A arte está cada vez mais presente no contexto educacional, como um potente vetor de transformação social. Em Mata de São João, não é diferente. Os estudantes da Rede Estadual estão sendo motivados no dia a dia a despertarem o viés artístico através de projetos estruturantes. Nesta quinta-feira (30), as produções serão apresentadas em eventos em Salvador que reunirá projetos de várias cidades da Região Metropolitana.

Um dos destaques é o Colégio Estadual Bráulio Sampaio, que vai concorrer nos seguintes projetos: Artes Visuais Estudantis (AVE); Educação Patrimonial e Artística (EPA); Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e Encontro de Canto Coral Estudantil (ENCANTE). As obras escolhidas passaram por um filtro na unidade, sendo observadas em critérios técnicos fundamentais para as defesas nas etapas seguintes.

A diretora do colégio, Maria José, explica que os projetos estruturantes são uma forma de estimular a criatividade, a expressão e a autoestima dos estudantes. “Eles se envolvem em todas as etapas, desde a concepção até a execução das obras. É um trabalho que valoriza a cultura local, a diversidade e a identidade dos nossos alunos”, afirma.

Entre as obras que serão apresentadas, estão pinturas, esculturas, fotografias, vídeos, músicas e poemas que abordam temas como meio ambiente, cidadania, história, memória e patrimônio. Os estudantes também participam de oficinas, palestras, debates e visitas guiadas a museus e espaços culturais.

A coordenadora pedagógica do colégio, Ana Paula, ressalta que as expressões culturais, nas áreas de literatura, teatro, música ou dança, transformam de maneira considerável a escola em um ambiente cada vez mais atrativo. “É um elemento extra para que os estudantes permaneçam no ambiente escolar e construam o sentimento de pertencimento. Além disso, eles desenvolvem habilidades socioemocionais, como cooperação, comunicação, respeito e autonomia”, destaca.

A culminância dos Projetos estruturantes será no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, a partir das 13h. O evento contará com a presença de autoridades, professores, pais e comunidade escolar. Os melhores trabalhos serão premiados e poderão participar de outras etapas regionais e estaduais.