O antigo prédio do Colégio Getúlio Vargas, localizado na cidade de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador, vai se transformar em um centro cultural. A Fundação Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia, vai implantar no local uma extensão da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), oferecendo cursos técnicos de dança, oficinas artísticas de dança e música, além de um espaço para exposições, shows e atividades culturais. O projeto visa modernizar o equipamento, mantendo seu conceito histórico e cultural, já que se trata de uma construção de 1930.
A iniciativa faz parte do compromisso da Fundação Cultural de consolidar-se como um espaço democrático, promovendo o acesso à formação técnica como ferramenta de melhoria na qualidade de vida das pessoas na região. O objetivo é ampliar cada vez mais as linguagens artísticas, tecnológicas e profissionais, de modo a funcionar como um espaço de pluralidade, sendo esta instituição um instrumento motivador para o encontro, a troca, a imaginação e a transformação.
A Fundação Cultural entende que a educação é a potência transformadora, pois desenvolve a identidade do sujeito, fazendo com que ele passe a compreender sua complexidade humana, e se sinta pertencente a um tempo, espaço e grupo. Além disso, através da prática artística social e cultural, desenvolvem habilidades e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais coerente, com responsabilidade, empatia, solidariedade, cooperação e disciplina.
O projeto prevê a reforma e adaptação do prédio, que terá a seguinte estrutura:
01 Sala administrativa
02 Sanitários Masculinos
02 Sanitários Femininos
01 Sanitário PCD
01 Sala de exposições
02 Salas de aulas
01 Sala para os serviços do Governo do estado DETRAN /SINE e ETC
01 Auditório para 200 pessoas
01 Camarim 01 Área de convivência
01 Área externa em intertravado para realização de shows e atividades culturais
O É Notícias recebeu as informações com exclusividade e conversou com o presidente da Fundação Cultural, Gilcimar Marques (Caxixi), que falou sobre a importância do projeto para a região. “Esse é um projeto que vai beneficiar não só a população de Mata de São João, mas toda a região metropolitana de Salvador, que terá um espaço de referência em cultura e educação. Queremos que esse centro cultural seja um polo de formação, difusão e produção artística, valorizando a diversidade e a identidade cultural do nosso povo”, afirmou.