Política & Economia Economia & Mercado
Projeto Ateliê Criativo abre inscrições para curso de Design e Empreendedorismo em Dias d'Ávila
A iniciativa da Quest/Zeppelin, patrocinada pela Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai capacitar 60 pessoas, a partir de 16 anos, residentes do município
15/03/2024 10h22
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Divulgação

Moradores de Dias d'Ávila com mais de 16 anos que desejam se capacitar têm uma oportunidade única. Estão abertas as inscrições para o projeto Ateliê Criativo, que visa capacitar 60 pessoas em design e empreendedorismo com foco na reciclagem do plástico. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de março pelo link: bit.ly/AtelieCriativoDiasDavila.

Realizada pela Quest/Zeppelin, com patrocínio da Braskem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa oferece um curso gratuito, com carga horária de 192 horas distribuídas ao longo de oito meses. Com turmas nos turnos matutino e vespertino, as aulas estão programadas para ocorrer duas vezes por semana, a partir de 1º de abril, na Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro Parque Petrópolis, em Dias d'Ávila.

O curso oferece um laboratório completo, com ferramentas elétricas e manuais, computadores e softwares de design, além de máquinas como trituradora, injetora, prensa fria e forno elétrico de alta capacidade.  Com esses equipamentos, será possível, por exemplo, transformar tampinhas plásticas em objetos, como porta-copos, banquinhos, chaveiros e fruteiras.

"Estamos estruturando e apoiando uma ação de economia circular, ao mesmo tempo em que oferecemos um meio para que os participantes possam gerar renda", explica a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges. Durante as atividades, os participantes irão explorar as propriedades do plástico, sua cadeia de produção, os processos de reciclagem e reuso, produzindo objetos e peças de design de uso cotidiano e de interesse artístico. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho individual, como forma de avaliar seu aprendizado, que resultará em uma exposição pública na cidade.

"O projeto Ateliê Criativo visa contribuir para o processo de inclusão das artes na educação de jovens em vulnerabilidade social, em núcleos/unidades de capacitação que, além de se apoiar nas principais referências educacionais adotadas no país, se desenvolve em duas propostas concomitantes: uma delas voltada para o desenvolvimento de talentos artísticos e a outra como jovem protagonista em sua comunidade que, através das artes visuais, da prática e vivência em conjunto, encontra e desenvolve novos parâmetros em seu amadurecimento como cidadão", destaca Gilmar Vieira, diretor executivo  da Quest/Zeppelin.

Além da capacitação em design e reciclagem, o Ateliê Criativo oferece uma parceria estratégica com o Sebrae. A instituição promoverá um curso específico de planejamento financeiro e empreendedorismo para os participantes. Além disso, disponibilizará uma incubadora de projetos, que auxiliará na criação de marcas e produtos, e uma oficina de fabricação e manutenção de máquinas relacionadas à reciclagem do plástico. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Dias d'Ávila, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

O quê:  inscrições para o Projeto Ateliê Criativo

Quando: até 28 de março pelo link bit.ly/AtelieCriativoDiasDavila

Início das aulas: 1º de abril

Local das aulas: Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada na Travessa Sapeaçu, bairro Parque Petrópolis, em Dias d'Ávila (BA)

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Sobre a Quest/Zeppelin

Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens.