Já imaginou aprender Ciências de formas menos tradicionais? Com foco na criação de espaços de interação e protagonismo entre alunos do Ensino Fundamental 2 em torno de conteúdos relativos a Ciências, o projeto de extensão “Desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o Ensino de Ciências na Educação Básica” vem atuando, desde julho de 2023, no município de Itapetinga.
Em parceria com o Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, a ação realiza aulas práticas, experimentos, atividades de investigação e de campo. Entre essas ações está, por exemplo, visita ao campus da Universidade, onde os alunos podem conhecer alguns dos laboratórios da Instituição, bem como participar de diversos experimentos e aulas práticas realizadas por professores e técnicos.
Todo o planejamento de ações é realizado em conjunto com a equipe pedagógica do espaço educacional, buscando sempre contribuir com o ensino de Ciências para os alunos do 6º ao 9º ano. Dessa forma, a cada conteúdo que é trabalhado pelos professores, a equipe do projeto pensa, junto com eles, em como realizar propostas diferenciadas de ensino. O grande objetivo é desenvolver o raciocínio crítico nos alunos, ajudando-os a desmistificar a ideia de que a ciência é algo distante da sua realidade e a enxergue como uma área viva, levando em conta contextos sociais, políticos e econômicos.
O projeto está em funcionamento até junho, mas pretende renovar suas ações e atuar de forma contínua junto à comunidade. Além disso, a proposta é ampliar seu campo de atuação, futuramente, contemplando novas escolas do município de Itapetinga. A equipe é formada por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e docentes do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Dcen) da Uesb, com a colaboração de professores e coordenadores pedagógicos do Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão.
Mais informações podem ser consultadas com a professora Maria José Dias de Andrade, coordenadora do projeto, pelo e-mail maria.dias@uesb.edu.br .
Fonte: Ascom/Uesb