Política Política
Série de denúncias por assédio moral e más condições de trabalho na Prefeitura de Mata de São João vem à tona; entenda
Funcionários relatam pressões constantes, falta de infraestrutura e humilhações frequentes; revelações aumentam a pressão sobre a administração municipal.
03/06/2024 17h24 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, o pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jai de Tico, publicou um vídeo nas redes sociais ao lado do guarda municipal, conhecido como Mestre Rafa. O vídeo, gravado em frente à prefeitura, trouxe à tona graves denúncias sobre as condições de trabalho na guarda municipal.

"Estou aqui de frente à prefeitura com esse guerreiro aqui, o Mestre Rafa, e ele está chateado com tudo que vem acontecendo com a guarda. Fala aí, Rafa," iniciou Jai de Tico no vídeo.

Mestre Rafa, que trabalha no setor de segurança da prefeitura, revelou uma série de abusos que ele e seus colegas vêm enfrentando. "Trabalho na prefeitura, no setor da área de segurança, já há algum tempo. Há algum tempo, a gente vem sendo humilhado, eu e vários colegas. Hora extra, a gente tem que brigar pra poder sair. Se faz 40 horas, às vezes só sai 20. Às vezes só sai 30. Nunca vem. Se passar, passou. Perdeu."

Rafa destacou que além da precariedade no pagamento das horas extras, ele e seus colegas sofrem com assédio moral constante. "Porque se você disser que você não vai fazer hora extra, vê ali a ameaça. Então, assim, bom, eu sempre fui trabalhador. Tinha uma academiazinha no Amado Bahia. Vim aqui fazer a minha carta para pedir demissão."

O guarda municipal mencionou que após várias tentativas de resolver a situação internamente, incluindo reuniões com o prefeito e outras autoridades, ele decidiu pedir demissão. "Está aqui, feito aqui, com todas as minhas petições que eu já vinha fazendo, já vinha reclamando. Tive reunião com o prefeito, tive reunião com várias pessoas. Os colegas às vezes não vêm porque têm medo de perder o trabalho. A gente respeita que o trabalho dignifica o homem, mas assim, ser humilhado não. Se humilhar somente a Deus. Estamos juntos já e a eleição vem aí, está na hora de mudar," concluiu.

A publicação do vídeo gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitos cidadãos manifestando apoio a Mestre Rafa e criticando a administração municipal. Jai de Tico, por sua vez, utilizou o espaço para reforçar a importância das eleições e a necessidade de mudanças na gestão pública.

Além do vídeo de Mestre Rafa, o jornalista Ramon Santos, do É Notícias, também recebeu uma série de denúncias de outros trabalhadores de diversas áreas da prefeitura, que preferiram não se identificar por medo de represálias e de perderem seus empregos.

Um dos trabalhadores relatou: "Estamos constantemente sendo pressionados a comparecer aos eventos da administração, mesmo fora do nosso horário de trabalho. Se recusamos, somos ameaçados e assediados. Parece que nossa presença é mais importante para fazer número e mostrar apoio do que o nosso bem-estar."

Estas denúncias expõem um problema recorrente em diversas administrações públicas: o tratamento inadequado e desrespeitoso aos servidores, especialmente aqueles que atuam na linha de frente da segurança. É essencial que as autoridades competentes investiguem as alegações de Mestre Rafa e dos outros trabalhadores e tomem medidas para garantir condições dignas de trabalho para todos os funcionários municipais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por É NOTÍCIAS | BAHIA (@enoticias.com.br)