No início da noite do dia 13 de junho de 2024, por volta das 18h45, a Polícia Militar, através da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes, realizou uma operação na última rua da localidade do Tucunaré, em Arembepe, Camaçari. A ação visava averiguar uma denúncia de disputa territorial entre facções criminosas na região.
Durante patrulhamento de rotina, a guarnição, composta por três policiais, recebeu informações de populares sobre uma tentativa de invasão de traficantes da localidade de Areias ao território dominado por outra facção no Tucunaré. Diante das informações, os policiais desembarcaram e iniciaram uma incursão na área mencionada.
Ao se aproximarem do local, os policiais foram recebidos a tiros por diversos indivíduos armados. Em resposta à agressão, a equipe revidou, resultando em um confronto armado. Após cessarem os disparos, os policiais realizaram uma varredura na área e encontraram um indivíduo ferido, identificado pelo vulgo "Galego". O resistente foi imediatamente socorrido e levado ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.
Apesar dos esforços, o óbito de "Galego" foi confirmado no Hospital Menandro de Faria. O fato foi comunicado ao Centro Integrado de Comunicação (Cicom), que orientou a equipe a registrar a ocorrência no Plantão Metropolitano, localizado na 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas.
Durante a operação, foram apreendidos os seguintes materiais: