Saúde, Meio Ambiente & Sustentabilidade Bahia
INMET prorroga alerta de chuva acumulada e amplia número de municípios sob risco na Bahia
Embora o risco de alagamentos e deslizamentos de terra seja considerado baixo, a população deve permanecer em alerta.
15/10/2024 14h19 Atualizada há 1 mês
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Ilustrativa, reprodução O Estado de Minas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prorrogou o alerta de chuva acumulada na Bahia e ampliou o número de municípios em risco, subindo de 58 para 82 cidades. O novo alerta, que inclui Salvador, a Região Metropolitana, além das regiões do Recôncavo, Baixo-Sul, Centro-Sul, Sul e Centro-Norte do estado, começou às 11h desta terça-feira (15) e seguirá até às 10h de quarta-feira (16).

Segundo o INMET, com dados avaliados pelo Mídia Bahia, as chuvas podem variar entre 20 mm e 30 mm em um curto intervalo de uma hora, podendo ultrapassar 50 mm ao longo do dia. Embora o risco de alagamentos e deslizamentos de terra seja considerado baixo, a população deve permanecer em alerta.

Entre as recomendações do INMET estão:

A causa das fortes chuvas é uma frente fria que chegou à Bahia na segunda-feira (14), alterando o padrão atmosférico e gerando instabilidade em várias regiões do estado.

Municípios sob alerta:

A lista inclui cidades como Amélia Rodrigues, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, Simões Filho, Valença e mais 73 municípios.

A população das áreas afetadas deve seguir as recomendações das autoridades e estar atenta a possíveis mudanças no tempo nas próximas horas.