Educação
Representantes dos municípios do Agreste e Recôncavo Baiano apresentam propostas da comunidade escolar para a educação
As sugestões para o Plano Municipal de Educação serão apresentadas durante os Seminários de Participação Democrática promovidos pelo Bracell Social e Icep
24/10/2024 13h49
Por: Fonte: Atcom
Comunidade escolar de Inhambupe/ Foto: Victor Fernandez/ ICEP / Bracell

Representantes das redes municipais de ensino nos municípios dos territórios do Agreste e Recôncavo Baiano apresentam aos gestores eleitos a sistematização das prioridades identificadas pela comunidade escolar para a política pública municipal de educação. As propostas foram elencadas pelos participantes, ao longo do ano, em diversas ações de mobilização sociopolítica, dentre elas os fóruns escolares, onde elencaram prioridades a partir da realidade das unidades escolares. As ações são desenvolvidas por meio do projeto Educação Continuada, realizado pelo Bracell Social em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep).

Os seminários serão realizados, entre outubro e novembro, nos municípios que integram o projeto Educação Continuada. Nesta quarta-feira, 23, o evento ocorreu em Inhambupe com profissionais da educação, comunidade escolar, familiares, estudantes e representantes de diversos setores da sociedade para apresentação do documento com as propostas. O próximo ocorrerá no dia 29, em Jandaíra.

"Os seminários são uma oportunidade de toda a comunidade escolar e os gestores públicos tomarem conhecimento das propostas para aprimorar a educação pública, com foco na melhoria dos indicadores para o desenvolvimento dos estudantes e para a formação continuada dos professores na área de influência da Bracell na Bahia", salienta Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell.

O documento apresentado reúne contribuições para a educação municipal, a partir das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME), que está em seu último ano de implantação. Em 2025, um outro plano deverá ser construído. "Os novos gestores terão em mãos um verdadeiro plano de governo democrático e participativo, com propostas que representam o empenho e a contribuição de toda comunidade escolar, a partir de uma visão ampla e detalhada do cenário educacional", acrescenta a diretora de Relações Institucionais do Icep, Fernanda Ramos.

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação no município ao longo de um período de 10 anos. Ele é alinhado com o Plano Nacional de Educação (PNE) e com o Plano Estadual de Educação (PEE), buscando atender às necessidades educacionais locais e garantir a qualidade do ensino, com base em princípios de equidade e inclusão. "Defendemos que o PME seja elaborado de forma participativa e que seja permanentemente monitorado pela população", justifica o articulador da mobilização, Claudilson Sousa.

Sobre o Bracell Social

O Bracell Social é o braço de investimento social da Bracell, guiado por três pilares fundamentais: educação, empoderamento e bem-estar. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a multinacional atua. Por meio de 23 iniciativas distribuídas nas três vertentes, a Bracell fortalece práticas educacionais e ambientais, conta com ações de capacitação, empreendedorismo e geração de renda, além de iniciativas de promoção à saúde, cidadania e cultura.