Na última quinta-feira (31), o Summit de Negócios Made in Bahia encerrou sua primeira edição no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, atraindo mais de 3.000 participantes, entre empresários, empreendedores, autoridades e jornalistas. O evento, que durou dois dias e foi organizado pelo Business Bahia, Zoom Imagem e Zum Brazil Eventos, teve como objetivo promover conexões e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento econômico na região.
O evento contou com painéis diversos que discutiram temas como sustentabilidade, inovação tecnológica e infraestruturas estratégicas para o estado. Entre os palestrantes do primeiro dia estavam Paulo Cavalcanti, da Associação Comercial da Bahia, André Brito, da Suzano, e a jornalista Monique Melo, que moderou um painel sobre “Cidadania e Sustentabilidade Empresarial”. Em outra discussão, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, o CEO do Grupo Rede+, Rodrigo Paolilo, e Denis Onishi, da BYD, abordaram projetos de tecnologia para o setor econômico da Bahia.
O painel sobre infraestrutura reuniu Demir Lourenço, do Tecon Salvador, Waldeck Ornelas, do Instituto Desenvolve a Bahia, e Marcelo Moreira, da Codevasf, destacando os modais como fatores de competitividade para o estado. Carlos Falcão, do Business Bahia, participou de um debate sobre investimentos ao lado de Wagner Rocha, do Banco do Nordeste, e Paulo Costa, da Desenbahia. Outro painel relevante trouxe Luiz Gavazza, presidente da Bahia Gás, Thiago Andrade, da Petrobahia, e Rita Knop, da Neoenergia, discutindo o setor de energia e seu impacto na economia baiana.
A chefe de Gabinete da Setur, Giulliana Brito, o presidente da Saltur, Isaac Edington, e o empresário Roberto Duran encerraram o ciclo de palestras, destacando o potencial turístico da Bahia.
O evento terminou em grande estilo com uma apresentação do cantor Jau, que trouxe animação ao happy hour. Além disso, um lounge VIP assinado por Elis Piñon, do Grupo Empório, ofereceu um espaço exclusivo para networking entre autoridades e empresários de diversas regiões do país.
Para Carlos Falcão, presidente do Business Bahia, o sucesso do evento refletiu o espírito empreendedor baiano e sua capacidade de liderar conversas sobre inovação e crescimento. Paula Lacorte, diretora da Zum Brazil, destacou a importância do evento como uma "semente" que promete fortalecer o ambiente de negócios no estado, com a expectativa de fazer parte do calendário anual do empresariado baiano.