Na manhã desta segunda-feira (4), o Porto de Salvador recebeu oficialmente o MSC Seaview, marcando o início da temporada de cruzeiros 2024/25 na Bahia. A embarcação, que saiu de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, é a primeira de grande porte a atracar na capital baiana, trazendo mais de 3 mil turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
Os visitantes foram recepcionados pela equipe da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que proporcionou uma calorosa recepção com baianas típicas distribuindo fitinhas do Bonfim, além da animação da banda de percussão Muzenza. O navio, que segue para Ilhéus no final da tarde, representa um momento significativo para o setor turístico local, que aguarda 82 atracações até 23 de abril de 2025, com a previsão de receber cerca de 300 mil visitantes ao longo da temporada.
“Salvador é simplesmente encantadora! A energia da cidade e a receptividade das pessoas tornam a experiência única”, afirmou Lourdes Pama, uma aposentada paulista que desembarcou no navio. Mônica Monetta, psicóloga de São Paulo, também compartilhou sua empolgação, ressaltando: “A Bahia tem uma mistura de história, cultura e beleza natural que impressiona. É uma viagem inesquecível. É a primeira vez que estou passando por aqui e pretendo aproveitar cada minuto”.
O MSC Seaview é o primeiro de uma frota que inclui outros navios como o Costa Diadema, Costa Pacifica, MSC Grandiosa e MSC Splendida, que percorrerão mais de 200 roteiros, explorando não apenas a capital, mas também destinos como Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos. A coordenadora dos postos de atendimento da Setur, Patricia Seabra, destacou a importância do evento: “Para a gente, foi um ganho conseguir explorar o nosso litoral. E esse daqui, hoje, que chega, o MSC Seaview, é um navio de grande porte. Estamos com expectativa muito grande, bem animados, bem ansiosos. É bem importante para a economia local, dos nossos pontos turísticos”.
A chegada dos cruzeiros promete impulsionar o trade turístico, gerando oportunidades e fortalecendo a Bahia como um dos destinos mais procurados do país. O impacto esperado na economia local abrange setores como hotéis, restaurantes, lojas e atrações turísticas, prometendo aquecer o comércio e proporcionar uma experiência rica em cultura e hospitalidade para os visitantes.