A Diocese de Camaçari divulgou, durante a Assembleia Diocesana de Pastoral, no último sábado (09/11), que a Capela Menino Jesus, localizada na Fazenda Natal, será um dos locais de Peregrinação do Ano Jubilar de 2025. A Fazenda Natal, que acolhe pessoas em situação de rua e é administrada pela Obra Lúmen, oferece um espaço de misericórdia, resgatando a dignidade de indivíduos que viviam em situação de vulnerabilidade social.
A Capela realiza Missa todos os domingos, às 15h, em Simões Filho, e será um dos destinos para os fiéis durante o Jubileu da Esperança, que ocorrerá ao longo de 2025. Além da Capela da Casa de Acolhida, outros locais de peregrinação incluem igrejas de diversas foranias da Diocese, como a Catedral São Thomaz de Cantuária, em Camaçari, a Igreja Matriz de São Sebastião, em São Sebastião do Passé, a Igreja Matriz São Miguel, em Simões Filho, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Candeias, em Candeias, e a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Abrantes.
Jubileu da Esperança
O Jubileu Ordinário de 2025, que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, tem como tema "Peregrinos de Esperança". Este período significativo da Igreja convida os fiéis a um caminho de espiritualidade profunda, com destaque para a peregrinação, a Porta Santa, o Sacramento da Reconciliação e as indulgências. O Jubileu começa oficialmente em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Diocese de Camaçari e outras dioceses ao redor do mundo darão início ao ano jubilar no dia 29 de dezembro de 2024, data marcada pela celebração de São Thomaz de Cantuária, Padroeiro Diocesano.
Nos locais de peregrinação, os fiéis poderão obter indulgências entre 29 de dezembro de 2024 e 28 de dezembro de 2025, aproveitando essa oportunidade de renovação espiritual.
Casa de Acolhida Fazenda Natal
Inaugurada em 24 de setembro de 2023, a Casa de Acolhida Fazenda Natal está localizada nas proximidades da Passagem dos Teixeiras, na BR 324, em Simões Filho. Desde seu funcionamento, o local tem sido um ponto de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o apoio das Paróquias da Diocese e parceiros. Até o momento, 150 homens já foram atendidos, e 45 pessoas continuam residindo na casa, recebendo acolhimento e a chance de reintegração à sociedade. A Fazenda Natal não apenas oferece um lar seguro, mas também proporciona uma oportunidade de transformação e esperança, resgatando a dignidade daqueles que mais precisam.