Camaçari é o 2º município mais populoso da região metropolitana de Salvador, com aproximadamente 300 mil habitantes. O PIB da cidade é de aproximadamente R$ 34 bilhões, onde cerca de 60,5% do valor adicionado advém da indústria, seguido pela participação dos serviços (34,1%), da administração pública (5,4%) e da agropecuária (0,1%).
A cidade ocupa a 1ª posição no estado em valor adicionado bruto industrial, com um volume de R$ 15.715,3 milhões de produção. Contudo, dois dados negativos chamam atenção: de janeiro a agosto de 2024, foram registradas 23,4 mil admissões formais e 23,7 mil desligamentos, resultando em um saldo negativo de -275 novos trabalhadores. Este desempenho é inferior ao do ano passado, quando o saldo foi positivo, com +1203 postos de trabalho. Além disso, Camaçari ocupa a 14ª posição no desempenho do território de identidade da região metropolitana de Salvador, composta por 14 municípios, o que a coloca na última posição em termos absolutos, considerando a geração de vagas pelo tamanho da população.
Com a recente mudança no governo municipal, com a eleição de Caetano (PT), e a presença marcante de toda a alta gestão do governo federal e estadual durante o processo eleitoral, a grande expectativa é que Camaçari volte a trilhar os caminhos do desenvolvimento econômico, acelerando a geração de empregos e renda para a população. Afinal, o eleitorado, após um processo eleitoral bastante acirrado, confirmou seu desejo de mudança, confiando no retorno de um prefeito já experimentado por três mandatos anteriores.