A Bahia celebra um feito importante na área da saúde: três de seus hospitais estão entre os 50 melhores do Brasil, de acordo com o ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, divulgado pela revista americana Newsweek em parceria com a plataforma de dados Statista. Todas as unidades baianas citadas estão localizadas na capital, Salvador.
O Hospital Aliança ocupa a 34ª posição no ranking, sendo o baiano mais bem colocado. Inaugurado em 1990, o Aliança é reconhecido pelo seu amplo centro médico, que oferece mais de 40 especialidades, além de serviços de emergência 24 horas e uma maternidade completa. Logo atrás, aparecem o Hospital Jorge Valente, na 38ª posição, e o Hospital Santa Izabel, em 39º lugar. Já entre os 100 melhores do país, o Hospital Português, também em Salvador, alcança a 68ª posição.
Apesar das colocações de destaque para a Bahia, são hospitais de Pernambuco e Ceará que ocupam as primeiras posições entre as unidades do Nordeste: o Hospital Esperança Olinda (26º) e o Hospital Regional Unimed (33º) estão entre os 30 melhores.
No cenário nacional, o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, lidera a lista, seguido pelo Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, também na capital paulista. O ranking é formulado a partir de uma pesquisa online que conta com a participação de mais de 85 mil especialistas, considerando também dados públicos sobre a satisfação de pacientes, limpeza e proporção de pacientes por médico.
A pesquisa ainda inclui o uso de Patient Reported Outcome Measures (PROMs), que são questionários preenchidos pelos próprios pacientes para relatar suas experiências e resultados de tratamentos.
Confira os 10 melhores hospitais do Brasil:
Essa conquista coloca Salvador em uma posição de destaque, refletindo a qualidade dos serviços hospitalares e a importância da capital baiana no cenário da saúde nacional.