Esporte & Cultura Esportes
Salvamar conquista 47 medalhas e pódio no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático
Equipe de Salvador conquistou 47 medalhas, sendo 15 de ouro, e se destacou entre os melhores do Brasil no torneio realizado na Paraíba.
19/11/2024 16h06 Atualizada há 2 dias
Por: Redação
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Os salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) foram destaque no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, realizado na Paraíba, em novembro, com a participação de representantes de 17 estados e da Argentina. Os sete profissionais que integraram a equipe retornaram com um desempenho impressionante, conquistando medalhas de ouro, além de diversas posições de pódio em segundo e terceiro lugares.

Os agentes da Salvamar se juntaram a outros 38 socorristas aquáticos da Bahia para representar o estado. Juntos, garantiram 79 medalhas, sendo 47 delas conquistadas pelos salva-vidas que atuam nas praias de Salvador: 15 ouros, 18 pratas e 14 bronzes. Todos os sete competidores da capital subiram ao menos uma vez ao lugar mais alto do pódio.

O excelente desempenho foi resultado de uma rotina intensa de treinos durante todo o ano, intensificada nos meses que antecederam o campeonato. Os preparativos incluíram provas de aquathlon (natação e corrida), nado de 500 metros, resgate com pranchão, corrida de 70 metros na areia e resgate com nadadeiras. Além disso, duas vezes por semana, os salva-vidas realizaram treinos específicos em piscina com um manequim de até 70 quilos, simulando salvamentos.

“Somos competidores no dia a dia, seja na corrida, em provas de piscina ou em águas abertas. Atribuímos esse desempenho aos treinos intensos e à dedicação. Este ano foi o melhor desempenho de todos”, afirmou Jader Andrade São Pedro, agente da Salvamar, que destacou também a longa tradição de participações bem-sucedidas em campeonatos desde 2008.

Entre os destaques individuais, Leonardo Veloso, membro da Salvamar desde 2008, conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. Para ele, participar da competição é uma oportunidade de crescimento: "Nosso corpo é nossa ferramenta principal. Estar bem preparado fisicamente é essencial para salvar vidas e evitar situações de vulnerabilidade", explicou.

Jardiel Luquine brilhou com três medalhas de ouro e duas de bronze, além de receber uma medalha de honra ao mérito por seu projeto social na Cidade Baixa, que ensina moradores a nadar. "Ajudar as pessoas na própria comunidade não tem preço", afirmou.

Outro destaque foi Cleiton Rocha, que levou para casa um ouro, uma prata e duas bronzes. Ele destacou o crescimento do esporte, que poderá se tornar modalidade olímpica em 2032. "Na Salvamar, temos muitos atletas. É um campeonato de altíssimo nível, e tivemos que dar nosso máximo", comentou.

O desempenho da Salvamar reforça o compromisso e a excelência desses profissionais, que, além de competirem, aprimoram constantemente suas habilidades para salvar vidas nas praias de Salvador.