Em matéria publicada pelo portal Bahia Notícias nesta terça-feira (19/11), a prefeitura de Guanambi, cidade localizada no sudoeste da Bahia, com aproximadamente 88 mil habitantes, e que apresenta um elevado potencial de desenvolvimento econômico e comercial, por ser considerada uma capital regional para cerca de 20 cidades ao seu redor, contando ainda com duas universidades particulares presenciais, ambas com cursos de medicina e programas de mestrado, um campus da UNEB e um campus do IFBA, que também contam com programas de mestrado, está realizando um projeto de decoração natalina altamente criticado por toda a sociedade local. As críticas se baseiam no investimento de aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para a decoração natalina da cidade.
Mata de São João, por sua vez, uma cidade localizada na região metropolitana da capital baiana, contando com aproximadamente 42 mil habitantes, acaba de anunciar um resumo de contrato referente ao processo nº25.469/2024, contrato nº768/2024, assinado no dia 08/11/2024, pela secretária municipal de cultura, comunicação e esporte, num valor Global de R$ 955.000,00 (novecentos e cinquenta e cinco reais), para realização das decorações natalinas da cidade.
Outro ponto em comum entre essas duas cidades baianas, além dos gastos com decorações natalinas, seria que ambas apresentam receitas brutas anuais na ordem dos 400 milhões de reais, segundo dados do IBGE. (Guanambi (BA) | Cidades e Estados | IBGE; Mata de São João (BA) | Cidades e Estados | IBGE)