Indústria, Comércio & Turismo Turismo
Bahia destaca turismo acessível na Reatech 2024 em São Paulo
Bahia apresenta iniciativas de turismo inclusivo e bloco carnavalesco voltado para PcD na principal feira de acessibilidade da América Latina.
21/11/2024 12h53
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Reprodução / Setur

A 19ª Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech), que também sedia a Expo Brasil Paralímpico, teve início na quarta-feira (20) no espaço São Paulo Expo e segue até sábado (23), na capital paulista. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) marca presença no evento em parceria com a Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), promovendo os destinos acessíveis das 13 zonas turísticas do estado e apresentando iniciativas voltadas para a inclusão.

Entre os destaques está o bloco carnavalesco "Me Deixe à Vontade", idealizado para pessoas com deficiência (PcD) e mantido pela Abadef. O bloco, que desfilou no Carnaval de Salvador deste ano com dois mil foliões, conta com apoio da Setur-BA e de empresas privadas e planeja ampliar suas atividades em 2025.

“Essa parceria com o governo baiano promove inclusão e representatividade. Estamos apresentando projetos, como o bloco de Carnaval, e reforçando que a Bahia oferece muitas opções de turismo acessível”, destacou Silvanete Brandão, presidente da Abadef.

O evento atrai visitantes com histórias inspiradoras, como Sheila Santana, cadeirante e líder de uma instituição para mulheres com deficiência em São Paulo. Ela planeja organizar uma viagem para a Bahia com um grupo feminino. “A acessibilidade do estado tem avançado, o que nos dá mais segurança para explorar a terra famosa por acolher bem os turistas”, disse.

O cirurgião-dentista Ayrton Hashimoto, também cadeirante, compartilhou sua experiência ao visitar destinos baianos como Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Chapada Diamantina. “A acessibilidade em aeroportos e hotéis melhorou. Pretendo voltar para incluir mais destinos em um livro que estou escrevendo sobre viagens para deficientes”, revelou.

Tatiana Harfush, gerente de mercado nacional da Setur-BA, reforçou a importância da presença da Bahia na feira. “É gratificante ver como o estado desperta saudades em quem já o visitou e é o sonho de muitos PcD. Participamos desse evento para compartilhar informações seguras sobre o turismo inclusivo que oferecemos.”

Reconhecida como a principal feira do setor na América Latina, a Reatech reúne cerca de 100 expositores de produtos e serviços voltados para PcD e espera receber mais de 40 mil visitantes durante seus quatro dias de realização.