Você já precisou de silêncio para ouvir um áudio no WhatsApp ou desejou que ele fosse um texto? Em breve, isso será possível. A Meta, dona do WhatsApp, anunciou nesta quinta-feira o lançamento do recurso de transcrição de mensagens de voz para texto, que será habilitado para todos os usuários nas próximas semanas.
O texto da mensagem de voz será exibido logo abaixo do áudio. A ferramenta já vinha sendo testada por alguns usuários, inclusive no Brasil, com registros viralizando nas redes sociais. Agora, o recurso será implementado oficialmente e de forma gradual, podendo chegar a algumas contas antes de outras.
Inicialmente, a funcionalidade estará disponível em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, russo e hindi. A Meta também anunciou que outras línguas serão adicionadas “nos próximos meses” e que o sistema continuará sendo aprimorado para maior integração ao app.
A transcrição será realizada no próprio dispositivo do usuário, mantendo a criptografia de ponta a ponta. A Meta garantiu que nem a empresa nem terceiros poderão acessar o conteúdo das mensagens de voz ou do texto transcrito.
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, e os brasileiros lideram o envio de mensagens de voz, com uma frequência quatro vezes maior que em qualquer outro país, segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Desde 2013, quando o recurso de áudios foi introduzido, o WhatsApp já implementou outras inovações, como chamadas por voz e vídeo, mensagens temporárias, reações com emojis e mensagens de vídeo.
Veja o passo a passo para habilitar o recurso assim que ele estiver disponível:
O texto aparecerá automaticamente abaixo do áudio, facilitando o uso em situações de barulho ou quando ouvir a mensagem não é uma opção.