A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) colocou em operação, nesta semana, um novo poço perfurado no sistema de abastecimento de Machadinho Norte, em Camaçari. O equipamento, integrado ao sistema nesta quarta-feira (27), adicionará 40 litros por segundo (l/s) à oferta de água, beneficiando localidades como Arembepe, parte de Barra de Jacuípe e Areias. O reforço chega em um momento estratégico, com o aumento expressivo da população flutuante durante as festas de final de ano.
Com este novo poço, o sistema de Machadinho Norte agora conta com quatro unidades em operação, que juntas oferecem uma vazão de 154 l/s para atender a uma população fixa de 29,5 mil habitantes. Durante o período de veraneio, a Embasa estima um acréscimo de 400% nesse contingente. “Além da perfuração do novo poço, estamos implementando outras medidas operacionais para atender à alta demanda da estação, quando o fluxo de pessoas é significativamente maior”, explicou a superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário para a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Entre as ações adicionais estão a contratação de novas equipes de campo, manutenção preventiva de equipamentos, plantões 24 horas e reforço de rondas em áreas remotas para evitar vandalismo. A superintendente destacou que, durante este período, a oferta de água para Salvador e região metropolitana é duplicada pela Embasa.
Diante dos desafios de abastecer regiões sem viabilidade para captação em mananciais de superfície, a Embasa tem investido em soluções baseadas em poços tubulares. O Sistema Aquífero Marizal São Sebastião, principal manancial subterrâneo do Recôncavo Baiano, é o foco de estudos que orientam a perfuração de novos poços e a preservação das águas subterrâneas.
“Esse novo poço em Machadinho Norte foi mapeado e monitorado com base em estudos do aquífero, garantindo a segurança hídrica e o uso sustentável das águas subterrâneas”, destacou Lúcio Landim, gerente setorial de mananciais e segurança de barragens da Embasa.
O estudo, que abrange uma área de 1.800 km² incluindo municípios como Camaçari, Dias d’Ávila e Salvador, identifica áreas prioritárias para exploração sustentável. O documento está disponível para consulta no site da Embasa e visa ampliar a disponibilidade hídrica para Salvador e região metropolitana no futuro.