Saúde, Meio Ambiente & Sustentabilidade Meio Ambiente
Projetos de incentivo à reciclagem arrecadam mais de 123 toneladas de resíduos na Região Metropolitana de Salvador
As iniciativas desenvolvidas pela Braskem em 2024 beneficiaram mais de 5,5 mil pessoas e promoveram a economia circular e a importância da reciclagem.
11/01/2025 13h14
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Divulgação

Em 2024, a Braskem, por meio dos projetos So+Ma Vantagens e Plastitroque, arrecadou mais de 123 toneladas de resíduos recicláveis nas cidades de Camaçari, Candeias e Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Além de contribuir para a redução de resíduos e a preservação ambiental, os projetos impactaram diretamente 5.538 pessoas e promoveram a conscientização sobre a economia circular e a importância da reciclagem.

O projeto So+Ma Vantagens, que estimula a reciclagem por meio da entrega de resíduos recicláveis, foi um dos maiores responsáveis pela arrecadação, com 120,5 toneladas de resíduos coletados. Os participantes, como o feirante Ualdo Carneiro Braga, de Camaçari, trocaram materiais recicláveis por produtos como alimentos, itens de higiene e cursos. Ualdo, que é assíduo no programa, destaca os benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas envolvidas. "O que é lixo para algumas pessoas se transforma em alimento para outras e o meio ambiente agradece", afirma.

Com a arrecadação de resíduos, o projeto So+Ma Vantagens contribuiu para economizar 8,5 milhões de litros de água, 328,6 mil KWh de energia elétrica e salvar 1.965 árvores. Além disso, os participantes economizaram R$ 25,2 mil, de acordo com a startup So+ma.

Outro projeto patrocinado pela Braskem, o Plastitroque, arrecadou 3,3 toneladas de resíduos plásticos em 2024. Durante as edições realizadas em Candeias e Dias d'Ávila, os participantes puderam trocar plásticos por Plasticoins, moedas fictícias que foram convertidas em alimentos e itens de higiene. O projeto também beneficiou 1.232 pessoas e distribuiu 2,4 toneladas de alimentos e 4.601 produtos diversos. Todo o resíduo arrecadado foi destinado à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando uma renda extra para os cooperados.

Além dos projetos de reciclagem, a Braskem promoveu 37 edições das Oficinas de Educação Ambiental, que envolveram 1.862 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia. As oficinas, realizadas em Salvador, Camaçari e Candeias, abordaram temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos e o papel do plástico na sociedade. A professora Patrícia Sampaio, do Colégio Estadual Vitor Soares, em Salvador, destacou a importância das dinâmicas, que ampliaram a percepção dos alunos sobre a sustentabilidade e a reciclagem, incentivando-os a se tornarem multiplicadores do conhecimento em suas famílias.

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, ressaltou o compromisso da empresa em apoiar projetos que impactam positivamente as comunidades próximas às suas operações. "Nosso objetivo é sempre apoiar projetos que impactam de forma positiva as comunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a transformação social destes lugares", afirmou.

Com ações como essas, a Braskem segue promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e da economia circular, contribuindo para um futuro mais sustentável e transformador para as comunidades da Região Metropolitana de Salvador.