Política & Economia Política
Ex-prefeito de Cansanção é Condenado a 22 anos de Prisão por Corrupção
Justiça Federal também condena ex-secretário e outro réu a penas de até 18 anos por desvio de recursos públicos no município baiano.
14/03/2025 10h11
Por: Tatiane Almeida
Divulgação

O ex-prefeito de Cansanção, na região sisaleira da Bahia, Ranulfo da Silva Gomes, foi condenado a 22 anos e 6 meses de prisão, além do pagamento de 529 dias-multa, pela Justiça Federal. A sentença foi proferida nesta quinta-feira (13) pelo juiz federal Fábio Moreira Ramiro, que já havia condenado o ex-gestor em decisões anteriores, em fevereiro e dezembro do ano passado.

Além de Ranulfo Gomes, outros dois réus também foram punidos. José Orlando Pinheiro Junior, ex-secretário de Administração e Finanças do município, foi condenado a 14 anos de detenção e 388 dias-multa. Milton Neves de Oliveira recebeu pena de 18 anos e 9 meses de reclusão, além de 309 dias-multa.

As condenações estão relacionadas a crimes de corrupção e desvio de recursos públicos durante a gestão de Ranulfo Gomes na prefeitura de Cansanção. O caso foi investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que apontaram irregularidades em licitações e contratos, além de uso indevido de dinheiro público.

A sentença reforça a atuação da Justiça Federal no combate à corrupção em municípios brasileiros, especialmente em casos que envolvem desvios de recursos destinados a áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.