Educação Religião
Luz Ultravioleta Revela Trecho Perdido da Bíblia em Manuscrito do Século VI
Pesquisadores recuperam passagem do Evangelho de Mateus em texto siríaco que havia sido apagado para reutilização do pergaminho.
10/04/2025 12h59
Por: Tatiane Almeida
Reprodução

Uma equipe de pesquisadores encontrou um fragmento perdido de uma antiga tradução siríaca dos Evangelhos, datada do século VI, utilizando fotografias com luz ultravioleta. O método revelou textos apagados em manuscritos que haviam sido reutilizados por escribas medievais — uma prática comum na época, devido ao alto custo do material de escrita.

O manuscrito analisado é um palimpsesto — pergaminho que foi raspado para receber um novo texto. No entanto, traços da tinta original permaneceram e, sob luz ultravioleta, tornaram-se visíveis devido à forma como os resíduos absorvem e refletem a luz, destacando-se em tons azulados.

Segundo Grigory Kessel, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a passagem recuperada pertence ao capítulo 12 do Evangelho de Mateus, em uma versão siríaca até então conhecida por apenas dois outros manuscritos — um guardado na Biblioteca Britânica e outro no Mosteiro de Santa Catarina, no Egito. A nova descoberta foi encaminhada à Biblioteca do Vaticano para conservação e estudo.

O trecho recuperado contém narrativas importantes da vida pública de Jesus, incluindo: