Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para fortes chuvas em Salvador e outras 42 cidades da Bahia nesta terça-feira (6). O aviso, atualizado pela manhã, indica risco de precipitações intensas, acompanhadas de ventos fortes e possíveis transtornos à população.
O alerta laranja – que significa perigo – é o segundo nível mais alto da escala do Inmet e vale até quarta-feira (7). De acordo com o órgão, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou ultrapassar 50 mm/dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos em áreas de encosta e quedas de árvores.
Além da capital baiana, municípios como:
Acajutiba, Água Fria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Aporá, Araçás, Aramari, Cachoeira, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Conceição do Jacuípe,Conde,Coração de Maria,Crisópolis,Dias d'Ávila,Entre Rios, Esplanada,Inhambupe, Itanagra,Itaparica,Jaguaripe,Jandaíra,Lauro de Freitas,Madre de Deus,Maragogipe,Mata de São João, Ouriçangas.Pedrão,Pojuca,Rio Real,Salinas da Margarida,Salvador,Santo Amaro,São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias ,Saubara,Simões Filho,Teodoro Sampaio,Terra Nova,Vera Cruz.
O Inmet recomenda que moradores evitem áreas de risco, como ribeirões e encostas, e fiquem atentos a atualizações das defesas civis locais. A Defesa Civil da Bahia monitora a situação e orienta que emergências sejam comunicadas pelo número 199.
A massa de umidade vinda do oceano Atlântico mantém condições para chuva forte em todo o litoral e interior do estado nos próximos dias. Segundo o Inmet, o tempo instável deve persistir até o fim da semana.