Geral Portos e Aeroportos
Porto Cidade oferece formação, cultura e saúde a moradores de Cabedelo
Projeto da Companhia das Docas da Paraíba já atendeu mais de 3 mil pessoas em dois anos de existência
09/05/2025 15h58
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos

O único porto organizado do estado da Paraíba é modelo quando trata-se de ofertas de serviços à população. O Porto de Cabedelo, localizado na cidade que integra a região metropolitana de João Pessoa, capital do estado, realiza, de 2023, o Projeto Porto Cidade.

Criado pela Companhia Docas da Paraíba em 2023, o Porto Cidade de Cabedelo oferece aos moradores atividades como aulas de música e instrumentos, capacitação profissional, consultas e exames médicos. Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram atendidas, entre adolescentes da comunidade, trabalhadores do porto e suas famílias.

“O projeto surge com a necessidade de transformar e integrar a autoridade portuária à população local”, explica a coordenadora do Porto Cidade em Cabedelo, Jéssica Guimarães.

A relação porto cidade é tão antiga quanto o comércio marítimo e muda no mesmo ritmo em que a economia. Hoje, com a globalização e a modernização da infraestrutura portuária, os portos já não estão mais nos centros da cidade, mas continuam ocupando papel fundamental no desenvolvimento dos locais onde estão instalados.

Por isso, ações que gerem impacto positivo para a comunidade e o meio ambiente, são incentivadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos e estão em consonância com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Porto que cuida, educa, toca e preserva

A iniciativa do Porto de Cabedelo é dividida em eixos. O ‘Porto que Educa’ reúne cursos de inglês e espanhol, além de profissionalizantes, como logística portuária, assistente administrativo e assistente de contabilidade, todos com 160h e certificados pela Secretaria de Educação do estado. Mais de 600 adolescentes e adultos passaram por alguma das formações.

O eixo ‘Porto que Cuida’ oferece atendimentos de odontologia, psicologia, clínica médica, ginecologia, pediatria, ultrassonografias e exames laboratoriais. Por mês, mais de 280 pessoas são atendidas. O projeto também encaminha à rede estadual de saúde pacientes que necessitam de outras especialidades, exames ou cirurgias.

As atividades artísticas e culturais são contempladas pelo ‘Porto que Toca’. Todo semestre, 270 alunos, a partir dos nove anos, participam de aulas de guitarra, teclado, violino, bateria, percussão, flauta doce, flauta transversal, cavaquinho, ukulelê ou canto. Os professores são da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro.

No ‘Porto que Preserva’, o foco é a comunidade escolar de Cabedelo. Os estudantes plantam mudas, participam de atividades de reciclagem e palestras. A equipe do projeto organiza mutirões de limpeza das praias do município, em parceria com os governos estadual e municipal. Esses mutirões contam com a colaboração de todos: comunidade escolar, alunos do Porto Cidade, servidores do Porto de Cabedelo e mobilizam também a população em geral. “Já recolhemos mais de 500 quilos de resíduos em nossas praias”, detalha Jéssica.

Desenvolvimento Sustentável

A iniciativa tem a ver também com a Agenda da ONU, que conta com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados pelos países-membro, incluindo o Brasil, até 2030. Entre eles, estão o ODS 3, com metas para a garantia de saúde e bem-estar, ODS 4, voltado para a promoção da educação de qualidade, e ODS 13, com metas relacionadas à ação contra a mudança do clima.