A mais recente pesquisa realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, aponta uma alta aprovação dos usuários quanto ao nível de satisfação dos serviços nos aeroportos do país. Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 “muito ruim” e 5 “muito bom”, o índice geral de avaliação ficou em 4,44, consolidando a boa percepção do público em relação à infraestrutura dos terminais brasileiros. A avaliação considera 17 indicadores de desempenho, como acessibilidade, limpeza, check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, entre outros. O resultado se refere ao período de janeiro a março deste ano.
Dentre os aeroportos com maior movimentação, acima de 10 milhões de passageiros em 2024, Brasília aparece como líder na categoria de satisfação geral, com nota 4,54, seguido por Congonhas (4,51) e Guarulhos (4,49). Galeão (4,31) e Campinas (4,40) também figuram entre os bem avaliados.
Na faixa intermediária, entre 5 e 10 milhões de passageiros, os aeroportos de Curitiba (4,42), Fortaleza (4,41) e Recife (4,40) se destacaram pelo desempenho positivo. Entre os terminais de menor porte, com até 5 milhões de passageiros, Florianópolis (4,08), Maceió (4,06) e Vitória (4,06) obtiveram as melhores notas.
Para o ministro Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, os números refletem o compromisso do governo com a população. "Os resultados da pesquisa mostram que estamos avançando na qualidade dos aeroportos. Estamos trabalhando para garantir uma experiência segura e eficiente para todos os passageiros", destacou.
Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação, pontuou que a satisfação dos passageiros comprova os avanços na gestão aeroportuária. “O Governo Federal está empenhado em seguir aprimorando serviços para manter os altos padrões de qualidade e conforto nos nossos aeroportos. Estamos garantindo mais conforto e bem-estar aos usuários”, ressaltou.
Metodologia
A pesquisa envolveu cerca de 8.000 entrevistas mensais distribuídas proporcionalmente entre os aeroportos conforme o fluxo de passageiros. O levantamento apontou um panorama positivo sobre a experiência dos viajantes nos principais aeroportos brasileiros. Entre janeiro e março deste ano, 25.829 entrevistas foram realizadas presencialmente.
Impacto e perspectivas
Os dados da pesquisa não apenas refletem a experiência dos passageiros, mas também oferecem subsídios para aprimoramentos na gestão aeroportuária. Os resultados são utilizados como ferramenta estratégica pelas autoridades e operadores aeroportuários para otimizar serviços, aumentar a eficiência operacional e garantir um atendimento cada vez mais qualificado.
Acessar os dados do primeiro trimestre deste ano ( clique no link )
Os relatórios completos estão disponíveis ao público na seção de Recursos do Portal de Dados Abertos, acessível pelo endereço dados.gov.br