Segurança Pública & Justiça Segurança Pública
Homem é multado em R$ 8 mil por manter aves silvestres em cativeiro
Denúncia levou à ação da polícia, e o homem foi autuado por manter animais sem autorização do Ibama
20/12/2025 22h10
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Aves silvestres foram devolvidas à natureza Crédito: Reprodução/Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental de Presidente Prudente, em São Paulo, resgatou 16 aves silvestres nesta quinta-feira (18) após denúncia de maus-tratos. A ação ocorreu no bairro Jardim Iguaçu, e resultou na aplicação de uma multa de R$ 8 mil a um homem de 36 anos por manter os animais em cativeiro.

Segundo informações do portal g1, a corporação recebeu a denúncia sobre aves mantidas em gaiolas na varanda da residência do suspeito. Durante a fiscalização, ele afirmou que cuidava das aves como animais de estimação, mas não possuía autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para mantê-las.

As aves foram resgatadas e encaminhadas às autoridades competentes para receber cuidados adequados e posterior reintrodução à natureza, conforme os procedimentos de proteção à fauna silvestre.