Indústria, Comércio & Turismo Turismo
Secretário destaca potencial turístico de Camaçari e projeta: “Camaforró 2026 será o melhor de todos os tempos”
Secretário de Turismo ressalta as potencialidades da sede, orla e zona rural de Camaçari e aposta no Camaforró como vitrine para impulsionar a economia local
12/06/2026 07h35 Atualizada há 1 mês
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Metro1
Foto: Metropress/Fernanda Peixinho

O turismo tem potencial para se tornar a principal fonte da economia de Camaçari nos próximos anos. A avaliação é do secretário municipal de Turismo, Patrício Oliveira, que defende o fortalecimento do setor como ferramenta para ampliar a geração de emprego, renda e inclusão social no município.

Durante entrevista à Rádio Metrópole, o secretário destacou que Camaçari reúne características capazes de impulsionar o turismo durante todo o ano, indo muito além das praias e do Polo Industrial.

Segundo ele, o município possui um conjunto de atrativos formado por patrimônio histórico, cultura, gastronomia, comunidades tradicionais, turismo rural e experiências ligadas à natureza, que podem fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades para a população.

“O turismo tem potencial para se tornar a principal fonte da economia de Camaçari, gerando emprego, renda e inclusão social. É uma atividade democrática, que alcança pessoas com diferentes níveis de formação e pode melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias”, afirmou.

Patrício Oliveira ressaltou que um dos desafios da Secretaria de Turismo é fazer com que os próprios moradores conheçam melhor o município e valorizem suas potencialidades.

“Temos 42 quilômetros de praias, além de história, cultura, agricultura familiar e diversos atrativos. Precisamos fazer com que as pessoas que vivem em Camaçari conheçam melhor o nosso município e que aqueles que vêm nos visitar possam desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer”, disse.

O secretário destacou ainda a importância de integrar a sede e a orla, fortalecendo a identidade turística do município e ampliando a divulgação de todas as regiões e localidades que fazem de Camaçari um destino plural e cheio de possibilidades.

Segundo Patrício, o potencial turístico vai muito além dos destinos já consolidados, alcançando a Sede, Parafuso, Busca Vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim, Cordoaria, Cajazeiras de Abrantes, Coqueiros de Arembepe, Rancho Alegre, Monte Gordo, Boa Esperança, Cancelas, Jordão, Barra de Pojuca, Tiririca e diversas outras comunidades que preservam a cultura, a história, as tradições e as belezas naturais do município.

“Camaçari é um município rico em diversidade. Temos praias, lagoas, rios, áreas rurais, comunidades tradicionais, gastronomia, manifestações culturais e um povo acolhedor. Queremos que cada localidade seja reconhecida e valorizada, para que o turismo gere oportunidades em todo o território, da sede à orla”, destacou.

Para o secretário, o fortalecimento do turismo passa diretamente pela melhoria das condições de vida dos moradores.

“Um lugar só é bom para se fazer turismo se, antes de tudo, for bom para quem vive nele. Esse é um dos nossos objetivos à frente da Secretaria: ajudar a transformar Camaçari, antes de tudo, para quem vive aqui, para quem nasceu aqui ou simplesmente escolheu morar aqui”, afirmou.

Segundo ele, os investimentos em qualificação profissional, infraestrutura, promoção turística e preservação ambiental fazem parte desse processo.

Ao comentar sobre o Camaforró, Patrício destacou que a festa representa uma importante ferramenta para fortalecer o turismo e movimentar diversos setores da economia.

De acordo com o secretário, o evento beneficia hotéis, pousadas, restaurantes, comerciantes, ambulantes, transportes e outros segmentos ligados ao setor de serviços.

A programação deste ano acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho e contará com dezenas de atrações, reunindo artistas locais e nomes consagrados da música nordestina.

“O São João é uma festa democrática. Ele movimenta a economia, fortalece a cultura nordestina e gera oportunidades para milhares de pessoas”, destacou.

O secretário também fez um convite especial à população e aos visitantes e projetou uma edição histórica da festa.

“Camaforró 2026 será o melhor Camaforró de todos os tempos. A Secretaria de Turismo de Camaçari convida a todos para virem desfrutar das atrações e viver essa grande festa em paz e alegria. A Prefeitura de Camaçari e o prefeito Luiz Caetano se preocuparam em trazer a melhor festa para todas as pessoas”, afirmou.

Patrício Oliveira ressaltou ainda que o sucesso do Camaforró é resultado de um trabalho conjunto da gestão municipal. Ele destacou a atuação da coordenadora de eventos, Aline Marques, responsável pela organização da festa, além do apoio do prefeito Luiz Caetano, da vice-prefeita Pastora Déa e da deputada federal Ivoneide Caetano.

“Estamos construindo um Camaforró pensado para todos. Esse é um esforço coletivo, que conta com o empenho da coordenadora de eventos Aline Marques, do prefeito Luiz Caetano, da vice-prefeita Pastora Déa e da deputada Ivoneide Caetano, que acreditam no potencial do turismo e da cultura como instrumentos de desenvolvimento para Camaçari”, destacou.

Patrício Oliveira afirmou que o turismo faz parte de uma estratégia de médio prazo voltada à geração de emprego, renda e oportunidades para a população, além de fortalecer o sentimento de pertencimento dos moradores.

“O turismo aqui é uma atividade democrática. Nosso lema na Secretaria é: ‘Camaçari, quem vive ama, quem visita jamais esquece’. Queremos que as pessoas enxerguem o município como um lugar de oportunidades, qualidade de vida e potencial para investir”, declarou.

Ao final da entrevista, o secretário reforçou o convite para que visitantes conheçam a cidade e seus atrativos.

“Camaçari se apresenta como um grande lugar, com inúmeras possibilidades para viver com qualidade de vida, investir e prosperar. Temos belezas naturais ímpares, um povo ordeiro, caloroso e orgulhoso de sua história. Estamos de braços abertos para receber todos aqueles que desejam conhecer o melhor que Camaçari tem a oferecer”, concluiu.