Camaçari dará um importante salto na ampliação da assistência especializada em saúde com a inauguração da nova Policlínica de Camaçari, marcada para a próxima terça-feira (30), às 14h. Fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal, o equipamento é considerado o maior investimento em saúde coletiva realizado no município nos últimos 40 anos e promete ampliar significativamente o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Instalada na Avenida Concêntrica, no bairro Camaçari de Dentro, a unidade representa um marco para a rede pública municipal ao reunir estrutura moderna, tecnologia e uma ampla oferta de consultas, exames e tratamentos especializados. A gestão será compartilhada entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Camaçari, por meio do Consórcio Público Interfederativo de Saúde.
Com investimento aproximado de R$ 50 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos, a nova Policlínica de Camaçari também faz história por ser a primeira unidade do Brasil construída dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforçando o compromisso conjunto dos entes públicos com a modernização da saúde pública.
A estrutura foi planejada para oferecer atendimento humanizado e eficiente, contando com 25 consultórios destinados a diversas especialidades médicas, incluindo oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia, entre outras. O equipamento também contará com a Sala Lilás, destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, além de consultórios voltados à saúde da mulher e do homem.
A unidade oferecerá ainda serviços de fisioterapia, ambulatório de estomias e atendimento infantil com foco em estimulação precoce, reabilitação pediátrica e terapia ocupacional, fortalecendo o cuidado multidisciplinar e ampliando a assistência especializada para pacientes de diferentes perfis.
Outro diferencial da Policlínica será a implantação de núcleos especializados em reabilitação, apoio diagnóstico terapêutico e tratamento de feridas complexas e pé diabético, ampliando a capacidade de resposta da rede pública para casos que exigem acompanhamento contínuo.
Quando estiver em pleno funcionamento, o equipamento contará com uma equipe formada por cerca de 300 profissionais, incluindo 130 médicos especialistas distribuídos em 28 áreas de atuação. A expectativa é que sejam realizados até 54 mil exames por mês, entre eles ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros municípios.
A nova estrutura foi projetada para garantir maior organização dos fluxos assistenciais, mais segurança no atendimento e agilidade no acesso aos serviços especializados, contribuindo para reduzir o tempo de espera e aumentar a resolutividade dos atendimentos oferecidos pelo SUS.
A entrega da Policlínica de Camaçari representa um investimento estratégico na saúde pública do município e reforça o compromisso das gestões federal, estadual e municipal com a ampliação da oferta de serviços especializados, beneficiando milhares de moradores com atendimento de maior qualidade, conforto e eficiência.