O Papa Leão XIV deu entrada em um hospital de Roma para realizar a cirurgia de remoção de um nódulo pulmonar na manhã desta terça-feira (13). O pontífice recebeu alta do centro cirúrgico ainda na tarde desta terça e retornou para o quarto do Hospital Policlínico Gemelli, onde se recupera da operação.
A cirurgia, considerada bem sucedida, removeu a parte inferior do pulmão esquerdo do Papa, lesionada por um adenocarcinoma pulmonar, tipo comum de câncer de pulmão. Apesar de ser o primeiro problema de saúde levado ao público, exames anteriores já suspeitavam de problemas pulmonares do sacerdote.
Segundo a agência de notícias Associated Press, a operação levou cerca de 90 minutos, realizada após os profissionais da saúde rezarem um terço na capela do hospital. A cirurgia, que estava prevista para ser iniciada às 11h do horário de Brasília, atrasou em 1h no aguardo da chegada do Papa, mas não houve complicações.
Segundo as informações divulgadas pelo Vaticano, nos próximos dias, o Papa deverá passar por exames pós-operatórios e pela análise do material retirado durante a cirurgia.
"A previsão inicial é de que Leão XIV permaneça internado por cerca de uma semana. A Sala de Imprensa da Santa Sé deve divulgar, nesta quarta-feira, novas informações sobre a noite do pontífice e os primeiros resultados dos exames realizados após a operação. O Papa segue acompanhado pelas pessoas que já prestam assistência diária a ele no apartamento pontifício. Conforme relatado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, Leão XIV acordou consciente e orientado após a anestesia e, ao retornar ao quarto, 'quando voltou ao quarto, pediu o jantar'", diz a nota.