Em processo para instalar uma fábrica de carros elétricos no Brasil, a BYD pode mudar parcialmente o rumo dos trabalhos a partir de agora. A fabricante chinesa estuda reaproveitar uma fábrica de motores em Campo Largo, no Paraná, desativada em novembro de 2022, e representantes foram conhecer a planta. Apesar disso, ainda não há sinalização de que a BYD abandone os planos para aproveitar a planta da Ford, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Com o governo do Paraná disposto a mediar um acordo com os chineses, a Agência Estadual de Notícias do Estado aponta que com a fábrica de Campo Largo, que produzia motores da Fiat recentemente, a ideia seria aproveitar a estrutura para produzir controladores e motores elétricos. A agência não fala da fabricação dos carros em si, sugerindo que a planta de Camaçari segue no jogo. As informações são da revista Quadro Rodas.
No final do ano passado, o governo da Bahia chegou a marcar para dezembro o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos da BYD na RMS, algo que ainda não aconteceu. A gestão estadual também projeta o mês de junho de 2023 como marco inicial da operação. Uma mudança completa para o Paraná a este ponto pode atrasar o cronograma.
No caso dos automóveis, a BYD deve manter na Bahia a maior fatia da produção, com etapas de estruturação, pintura e montagem dos elétricos. Já as baterias e seus componentes podem ir para o sul do país. Os itens são importados da China e ligados ao processo produzido no Brasil, a exemplo de inversores e sistema de gerenciamento energético e térmico.