Saúde
Começam as cirurgias na Maternidade de Camaçari agendadas na Feira Março Mulher
Centro de Saúde administrado pela FESFSUS recebeu 23 mulheres no primeiro dia de mutirão
13/03/2023 21h53
Por: Fonte: Ascom FESFSUS
Foto: Mallu Silva/Ascom FESFSUS

Às 6h desta segunda-feira (13), um grupo de seis mulheres do município de Casa Nova, a cerca de 570 quilômetros de Salvador, chegava a Maternidade Regional de Camaçari (MRC), administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS). Todas foram atendidas na Feira Março Mulher, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que aconteceu de 08 a 12 de março, na Arena Fonte Nova.

Após receberem o diagnóstico de cirurgia, foram encaminhadas para o centro de saúde, que não tem data para terminar o mutirão: a oferta de procedimentos cirúrgicos continuará enquanto houver demanda da Feira.

O diretor-geral da FESFSUS, Ricardo Mendonça, recepcionou as pacientes junto a equipe médica da fundação. “Hoje eu acompanhei o início dos trabalhos. Tudo fluiu de acordo com o padrão FESFSUS de qualidade de assistência. Reforço a importância da parceria com o Governo do Estado”, destaca.

A mais empolgada delas era Claudenice Ferreira dos Santos, de 52 anos, agendada para retirada da vesícula. “Estou muito feliz, não teria condição de pagar uma cirurgia como essa”, disse a agricultora de Macambira, zona rural de Casa Nova.

Além dela, outras 25 mulheres da cidade foram encaminhadas para a maternidade. Elas foram divididas em grupos e têm procedimentos agendados ao longo desta e da próxima semana. Além da retirada de vesícula, o centro de saúde administrado pela FESFSUS também vai realizar cirurgias de hérnia inguinal e umbilical e histerectomias (retirada de útero).

No total, 23 pacientes de diversas cidades realizaram procedimentos nesta segunda. Por dia, 26 leitos da MRC estão reservados para as mulheres que passarem por cirurgias eletivas. Mesmo com a nova demanda, a maternidade segue funcionando regularmente, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Agricultora e moradora da zona rural de Dias D’Ávila, Idália Almeida de Oliveira Souza, de 46 anos, foi encaminhada para realização da histerectomia devido a um mioma. “Estou muito feliz porque não estava aguentando as dores. Estava na maior expectativa, e hoje isso vai acabar”, comentou, emocionada.

“Quando soube do mutirão corri atrás, uma excelente oportunidade de cuidar da saúde. Fui à Feira Março Mulher e agora estou aqui”, acrescentou. 

A Feira da Sesab também foi elogiada por Jéssica Moreira, de 23 anos: “Fiquei muito aliviada quando recebi o diagnóstico na Feira Março Mulher, e imediatamente a data da cirurgia foi agendada para a Maternidade de Camaçari”. 

A jovem, moradora da São Sebastião do Passé, veio acompanhada de dona Jociane Moreira, que trabalha como doméstica. Na sala de espera, enquanto se aconchegava no colo da mãe, a filha disse não estar nervosa. “Com a cirurgia vou voltar a fazer atividade física, voltar a ter uma vida normal”, comemorou.

A vida de Eliza Cristina Nascimento, 50 anos, diarista e moradora de Salvador, também irá mudar depois da cirurgia de hérnia umbilical. “Que coisa mais linda essa maternidade! Fui muito bem acolhida desde que cheguei, nome na lista, tudo muito organizado. Só gratidão a Deus e ao governador Jerônimo e à Maternidade de Camaçari”, elogiou.

Maternidade Regional de Camaçari

A maternidade atende tanto por regulação, via Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quanto “porta aberta”, realizando todos os procedimentos de forma gratuita pelo SUS.

O centro de saúde conta com 105 leitos ao todo, sendo 56 de obstetrícia; 08 de gestação de alto risco; 04 de cirurgia ginecológica; 04 de cirurgia plástica; 08 de neonatologia clínica; 10 de UTI neonatal, 10 UCI convencional, 05 de UCI Canguru.

Além da MRC, a FESFSUS também administra o Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e as policlínicas dos bairros de Escada e Narandiba, em Salvador.