Justiça Justiça
Capivara Filó volta para influenciador por determinação da Justiça
Influenciador consegue na Justiça o direito de ficar com capivara que viralizou nas redes sociais
30/04/2023 12h57
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Reprodução

A capivara Filó, que ficou famosa nas redes sociais por ser a companheira do influenciador Agenor Tupinambá, vai voltar a morar com ele por uma decisão da Justiça Federal. O juiz Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a guarda provisória do animal a Agenor, que havia sido multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil e obrigado a entregar Filó ao órgão ambiental.

Agenor vive em uma fazenda no Amazonas e cuida de Filó desde que ela era filhote. Ele compartilha sua rotina com a capivara em suas redes sociais, onde tem mais de 2 milhões de seguidores. Ele afirma que trata o animal com carinho e respeito, e que Filó é como uma filha para ele.

O Ibama, porém, alega que Agenor não tem autorização para manter um animal silvestre em cativeiro e que ele estaria cometendo abuso, maus-tratos e exploração da capivara. O órgão também diz que Filó deveria ser solta na natureza, onde poderia se adaptar e se reproduzir.

A decisão do juiz levou em conta a realidade dos ribeirinhos na Amazônia, que convivem com a floresta e os animais. O magistrado entendeu que Agenor vive em perfeita e respeitosa simbiose com o meio ambiente e que Filó não sofre nenhum dano em sua casa.

Agenor comemorou a decisão nas redes sociais e disse que está ansioso para reencontrar Filó. Ele também agradeceu o apoio dos seus fãs e de personalidades como Nany People e Luisa Mell, que se envolveram com o seu drama.

A guarda provisória de Filó é válida até o julgamento final do caso, que ainda depende de uma manifestação do Ibama. Enquanto isso, Agenor poderá continuar a mostrar sua amizade com a capivara para seus seguidores.