Segurança Pública & Justiça Polícia
Mata de São João busca soluções para a segurança pública com a criação do Cisp
Comitê Interinstitucional em Segurança Pública será implantado em Mata de São João com apoio do Ministério Público
04/05/2023 08h28 Atualizada há 2 anos
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Reprodução

A violência e a criminalidade são problemas que afetam a qualidade de vida dos moradores de Mata de São João, município localizado no Litoral Norte da Bahia. Para enfrentar essa situação, o Ministério Público estadual, por meio da 3ª Promotoria, vai promover uma reunião para a implementação na cidade do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública (Cisp).

O Cisp é um órgão que visa integrar as ações dos diversos setores envolvidos na área de segurança pública, como as polícias civil e militar, o poder judiciário, o sistema penitenciário e a sociedade civil. O objetivo é criar um canal de comunicação mais efetivo entre esses atores para que soluções sejam buscadas de forma conjunta e coordenada.

A promotora de Justiça Karinny Peixoto, responsável pela iniciativa, considera o momento delicado em termos de segurança pública no município e destaca a importância do Cisp para uma ação mais rápida e eficiente do sistema criminal e de defesa social.

A reunião para a criação do Cisp é aberta ao público e ocorrerá na Câmara de Vereadores do município. A participação da população é fundamental para que as demandas e as propostas sejam ouvidas e levadas em conta na elaboração das políticas públicas de segurança.

Mata de São João é hoje o mais importante município do Litoral Norte da Bahia, com suas belezas naturais e com o alto padrão dos serviços prestados que reúne resorts, luxuosas pousadas e restaurantes de todas as nacionalidades. No entanto, a violência pode comprometer o desenvolvimento econômico e social da região. Por isso, a criação do Cisp é uma esperança de melhoria na segurança pública e na qualidade de vida dos matenses.