Saúde, Meio Ambiente & Sustentabilidade Bahia
Inema realiza operação de fiscalização na região da Serra do Orobó
A operação resultou na vistoria de 44 propriedades rurais, seis madeireiras/serrarias; sendo resgatados 107 animais silvestres.
04/05/2023 10h15
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA) Fonte: Secom Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, de 23 a 29 de abril, uma operação municipalizada de fiscalização na Área de Interesse Ecológico (AIRE) Serra do Orobó, localizada entre os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba. O objetivo foi de atender às demandas pré-existentes relacionadas ao território, principalmente em questões ambientais de irregularidades de água nos riachos do Ouro e da Prata, que são afluentes do Rio Paraguaçu.

Foram realizadas ainda ações de educação ambiental por parte do Inema e dos municípios, envolvendo grupos comunitários, sindicatos, associações, brigadistas, centros religiosos, professores e estudantes. A Operação teve o apoio da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis, servidores do Inema, da Unidade Regional Sudoeste e Portal do Sertão, e colaboradores da prefeitura de Ruy Barbosa.

A operação resultou na vistoria de 44 propriedades rurais, seis madeireiras/serrarias; sendo resgatados 107 animais silvestres, entre periquitos, papa capim, coleirinha, estevão, pássaro preto e outros, que foram destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Foram aplicadas 33 notificações, objetivando regularização de Outorga, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e mais 02 autos de apreensão de madeira nativa do bioma Caatinga, além da celebração de um termo de doação destas madeiras apreendidas destinada ao município.

Foto: Divulgação/Inema
Foto: Divulgação/Inema
Foto: Divulgação/Inema

“A ação conseguiu dar andamento para a resolução de alguns conflitos na região, especialmente aqueles relacionados ao uso irregular da água que vem da serra do Orobó e atinge os riachos do Ouro e da Prata. A próxima fase da operação municipalizada compreenderá na prestação de contas à sociedade, com o objetivo de promover transparência nas ações e permitir que a comunidade e o Conselho Gestor da Unidade de Conservação acompanhem os processos em conjunto com o Inema”, disse Fabíola Cotrim, coordenadora de Fiscalização do Inema.

A operação de fiscalização contou com três equipes em campo. Uma na zona urbana, atendendo toda parte de abastecimento, saneamento básico e resíduos sólidos; e mais duas equipes rurais, sendo uma com toda a parte de captação de água, supressão de vegetação, queimadas e CEFIR e a outra equipe com todos os processos do Inema, sobre supressão de vegetação e animais silvestres (fauna), além de vistorias em fazendas e serrarias/madereiras.

Fonte: Ascom/Inema