25°C 27°C
Salvador, BA

Reforma de agroindústria familiar em Riacho de Santana gera aumento nas vendas de produtos derivados da mandioca

A capacidade de produção girava em torno de 150 a 200 quilos por dia, e, agora, estamos entre 300 e 400 quilos, após a chegada de equipamentos. O p...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
25/01/2024 às 18h22
Reforma de agroindústria familiar em Riacho de Santana gera aumento nas vendas de produtos derivados da mandioca
Foto: Divulgação

A reforma na unidade de beneficiamento de mandioca da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco, em Riacho de Santana, foi o impulso que faltava para que agricultores familiares pudessem aumentar a produção e as vendas de produtos derivados da mandioca. Com o suporte do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi realizada a requalificação da unidade de beneficiamento, com aquisição de novas máquinas e equipamentos, além assistência técnica qualificada. A partir daí, as famílias agricultoras passaram a contar com um espaço adequado para a produção de chimango, bolos e sequilhos variados.

“A reforma melhorou muito a nossa logística de trabalho, tornou o ambiente mais agradável e aconteceu uma grande evolução na renda dos beneficiários a partir da produtividade da nova unidade”, comentou o presidente da Associação, Antônio Carlos de Oliveira.

A evolução da renda dessas famílias é fruto da comercialização dos produtos que, além de serem vendidos em feiras, são entregues a mercados institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Só na primeira quinzena de janeiro, foram entregues 13.500 quilos de produtos por meio do PAA, entre derivados de mandioca e produtos in natura, como hortaliças e raízes de mandioca. “A nossa capacidade de produção girava em torno de 150 a 200 quilos por dia, e, agora, estamos entre 300 e 400 quilos, após a chegada de equipamentos como forno, batedeira, formas e o carro, que facilitou a nossa logística de entrega”, enfatizou o presidente.

Todos esses avanços são notados a partir da transformação de vida de agricultores familiares como Jucineia Silva. “Está sendo muito importante, pois além de ser uma fonte de renda, a nova unidade é um local onde eu interajo com outras pessoas e busco conhecimentos através de cursos e capacitações, a fim de melhorar minha capacidade de produção”, disse a agricultora.

Agora, a expectativa da Associação é avançar ainda mais na comercialização dos produtos com a aquisição dos rótulos das embalagens para a inserção no mercado convencional. “O nosso sonho é colocar os nossos produtos nos mercados municipais tanto do município como dos municípios vizinhos”, finalizou o presidente Antônio Carlos.

A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável, executando projetos e programas, que visam à melhoria da qualidade de vida da população que vive nas áreas rurais do estado.

Sua atuação está baseada em três principais eixos: o fortalecimento da agricultura familiar, a preservação ambiental e a inclusão social e produtiva, a partir da implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária.

Fonte: Ascom/CAR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários