MAIS BAHIA 1024
Whatsapp
MAIS BAHIA 0924 - H
Meio Ambiente

PF resgata espécie rara de macaco-prego em residência de Camaçari

Investigados irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação documento público

31/08/2023 15h44
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Fonte: A Tarde
Animal estava sendo criado em uma residência acobertado com documentação falsa - Foto: Reprodução | Wikimedia Commons
Animal estava sendo criado em uma residência acobertado com documentação falsa - Foto: Reprodução | Wikimedia Commons

Um macaco-prego do gênero 'Sapajus' foi resgatado na manhã desta quinta-feira, 31, em operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

A operação, que carrega o mesmo nome da espécie do primata, teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal estava sendo criado em uma residência acobertado com documentação falsa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os investigados pela comercialização do animal irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação de documento público. As penas, somadas, podem chegar a sete anos de reclusão.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, tendo encaminhado o animal apreendido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para reabilitação e possível devolução à natureza. 

Crime

O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção.

Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no Ibama, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna). 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários