A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, avançou na retomada gradual dos procedimentos que antecedem as cirurgias eletivas no município. Na última sexta-feira (21), 14 crianças passaram por consultas pré-operatórias para cirurgias pediátricas de hérnia e postectomia. Os atendimentos foram realizados no Hospital do Polo, localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, nº 37, no Centro, mesma unidade onde as cirurgias estão previstas para ocorrer em março.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, destacou a agilidade dos atendimentos. “Nossa meta é atender o maior número possível de crianças e adultos em diversos tipos de cirurgias. Há pessoas que estão há mais de um ano, às vezes dois, na fila de espera. Este mutirão emergencial visa justamente reduzir essas filas. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital do Polo. É um projeto do nosso governo”, afirmou.
Andreza de Jesus Silva, 40 anos, mãe de Davi Silva, de 8 anos, aguardava há cerca de um ano e três meses pela cirurgia do filho. Ela expressou confiança de que o procedimento trará uma melhora significativa na qualidade de vida da criança. “Fui ao posto solicitar a cirurgia há mais de um ano e esperei muito tempo sem resposta. Agora, no início de fevereiro, o processo se acelerou, e ele foi chamado para os exames. Hoje estamos aqui para a consulta com o cirurgião, e a cirurgia está marcada para o próximo mês. Estou muito aliviada, pois ele sofre com o problema, principalmente na hora do banho. A cirurgia vai melhorar muito a vida dele”, disse Andreza.
Aline dos Santos Correia, 34 anos, também comemorou a realização da consulta pré-operatória para sua filha Laura Pessoa, de quase 4 anos, que aguardava há mais de um ano pela cirurgia de hérnia umbilical. “Só ouvia que precisava esperar, esperar e esperar. Em janeiro, me ligaram para fazer os exames de sangue, e em menos de uma semana tivemos o resultado. Agora, em fevereiro, já estamos aqui preparando para marcar a cirurgia, que deve ocorrer na primeira quinzena de março. Tudo foi muito rápido desde o primeiro contato este ano”, explicou Aline.
Nesta primeira etapa emergencial, estão previstas 213 cirurgias eletivas, incluindo procedimentos de vasectomia. Segundo Lúcio Guimarães, diretor da Regulação de Camaçari, o número poderia ser maior, mas a Sesau enfrentou desafios devido à desorganização encontrada no início da gestão. “Tivemos que resgatar pacientes das listas de espera, incluindo a lista zero e a lista única do Estado, além de priorizar casos mais urgentes. Enfrentamos dificuldades como a falta de informações sobre pacientes, computadores sem HD e registros desatualizados. Foi necessário um trabalho minucioso para localizar esses usuários e atualizar os prontuários”, explicou Guimarães.
Ele também destacou o investimento na capacitação de profissionais especializados para atender a demanda. Cerca de 70% desses profissionais já estão aptos, e a finalização dos treinamentos está prevista para a próxima quinta-feira (27), com um encontro de integração da equipe. Além disso, os agentes estão sendo treinados para operar o cadastro do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).