
O Instituto Sabin, em parceria com o Sabin Diagnóstico e Saúde, inicia nesta segunda-feira (24) a campanha solidária “Doe Sangue, Salve Vidas”, com foco em fortalecer os estoques de hemocomponentes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), instituição pública sem fins lucrativos responsável por abastecer unidades de saúde em todo o estado. A mobilização segue até 30 de novembro e integra as ações do Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, celebrado no dia 24.
A iniciativa envolve o grupo de esportes formado por colaboradores do Sabin e incentiva a participação de trabalhadores das unidades de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus, que já realizam doações ao longo do ano. Além disso, convoca parceiros e a comunidade para aderirem à ação e contribuírem para salvar vidas.
As doações poderão ser feitas na sede da Hemoba, localizada na Ladeira do Hospital Geral, em Brotas, Salvador, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30, ou em qualquer outra unidade da fundação. Para encontrar o ponto de coleta mais próximo, basta acessar o site oficial: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.
A cogestora do Sabin em Salvador, Agnaluce Moreira, destaca que o ponto alto da campanha será o Dia D, marcado para sábado (29), ampliando a oportunidade para que mais voluntários participem.
“A iniciativa, que faz parte do compromisso social do Instituto Sabin e do Sabin, é fundamental para manter os estoques do Hemoba em níveis seguros. Por isso, a parceria com a fundação, que realiza um importante trabalho no estado da Bahia, reitera nosso compromisso com a saúde e a vida da população”, afirmou.
Para ser doador de sangue, é necessário:
Estar em boas condições de saúde;
Pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento oficial original com foto;
Ter entre 16 e 69 anos.
Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado uma doação antes dos 60.
A Hemoba reforça que:
Homens podem doar até 4 vezes ao ano, com intervalo mínimo de 60 dias;
Mulheres podem doar até 3 vezes, com intervalo mínimo de 90 dias.
Também é necessário:
Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado, evitando comidas gordurosas até 4 horas antes da doação;
Não consumir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Aguardar 15 dias após sintomas de gripe ou febre desaparecerem.
Fundado em 2005 pelas empresárias Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Instituto Sabin atua em 14 estados e no Distrito Federal promovendo iniciativas que reduzem desigualdades, melhoram a qualidade de vida e fortalecem comunidades por meio de inovação social e apoio a organizações.
Em 20 anos de atuação, já investiu mais de R$ 66 milhões, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas e 1,4 mil organizações com impacto social. No total, mais de 771 mil exames já foram doados por meio de suas ações.