Whatsapp
MAIS BAHIA 1024
MAIS BAHIA 0924 - H
Política

Ex-aliado de João Gualberto declara apoio a Paulo Henrique e fortalece a oposição em Mata de São João

O Deputado Federal João Carlos Bacelar se alinhou ao pré-candidato do PT, que tem o aval do governador Jerônimo.

24/09/2023 20h36Atualizado há 1 ano
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um episódio político inusitado agitou Mata de São João durante o último sábado, durante o renomado festival cultural Bon Odori. O Deputado Federal João Carlos Bacelar, ex-aliado do atual prefeito João Gualberto, surpreendeu a todos ao declarar apoio público ao pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Henrique (PH).

A reviravolta política aconteceu diante das atentas lentes das redes sociais de Paulo Henrique, que não hesitou em compartilhar fotos ao lado do Deputado Bacelar e seus apoiadores, tornando o momento ainda mais público e notório.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em suas próprias palavras a redação do É Notícias, Bacelar declarou seu apoio a PH: "Hoje, coloco o povo de Mata de São João em primeiro lugar. Estou ao lado de Paulo Henrique, o pré-candidato do PT, porque acredito em sua capacidade de liderança e dedicação à nossa cidade."

A decisão de Bacelar é ainda mais notável considerando a última eleição de Paulo Henrique em 2022, quando se destacou como o candidato a deputado federal mais votado em Mata de São João, conquistando 10.600 votos.

A estratégia de Paulo Henrique concentrou-se em sua base eleitoral, com foco especial na sede e no litoral do município. Isso resultou em uma votação expressiva que superou a da candidata a deputada federal Cris Correia (PSDB), que contou com o apoio declarado do prefeito João Gualberto (PSDB) e de todo o grupo político do gestor.

Além do apoio de Bacelar, Paulo Henrique tem se movimentado nos bastidores da política local. Dois dias antes do anúncio público de Bacelar, PH se reuniu com o secretário de relações institucionais Luiz Caetano, que tem articulado em todos os municípios visando as eleições de 2024. Em uma foto compartilhada nas redes sociais, Paulo Henrique escreveu: "Dia de reunião com Caetano, secretário da Serin, discutindo os rumos da política da Região Metropolitana. Momento oportuno para pautar demandas do nosso município. @oficialcaetano, é muito bom contar com seu apoio e do Governador Jerônimo!!"

A ex-prefeita Marcia Dias, outra opositora do Prefeito João Gualberto, também esteve em reunião com o secretário Luiz Caetano semanas antes, indicando uma possível união das forças de oposição em Mata de São João. Em uma entrevista ao programa "Fala Povo" da Lider FM, PH afirmou estar disposto a dialogar com todas as forças políticas da cidade em busca de uma união.

Mas a política local não se resume a essa reviravolta. Agnaldo Cardoso, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, tem emergido como uma figura relevante no cenário político de Mata de São João. Com suas relações políticas cortadas com sua irmã, Lulu, que saiu da oposição e voltou a integrar o grupo de João Gualberto, Agnaldo Cardoso se coloca como uma alternativa nessa trajetória de pré-campanha. Participando de entrevistas e gerando conteúdo para as redes sociais com opiniões fortes em relação às ações do governo municipal, ele demonstra estar articulado e disposto a promover uma disputa intensa pela prefeitura no próximo ano.

Como a política é a arte de dialogar, cabe à população assistir aos desdobramentos ao longo dos próximos meses para ver se o cenário atual se manterá até as definições para o pleito propriamente dito.

Queremos ouvir a sua opinião!

Você acredita que a união da oposição em Mata de São João, liderada por nomes como Paulo Henrique, é uma ideia promissora para o município? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco o que você pensa sobre esse assunto.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários