A escola de samba paulista Acadêmicos do Tatuapé vai homenagear o município baiano de Mata de São João no seu desfile no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, no dia 9 de fevereiro. A escola, que busca o tricampeonato, vai mostrar as riquezas naturais, culturais e históricas da cidade, que é um exemplo de preservação ambiental.
O samba-enredo, intitulado “Uma joia da Bahia símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”, foi lançado em abril e é assinado pelo carnavalesco Wagner Santos. A escola vai apresentar cinco carros alegóricos que vão retratar desde a colonização do Brasil, passando pela Praia do Forte, a Reserva Ecológica de Sapiranga, o Projeto Tamar e o Castelo Garcia D’Ávila.
Além de enaltecer a beleza e a diversidade da Mata de São João, a escola também vai demonstrar a sua responsabilidade ecológica. Segundo o secretário de turismo do município, Alexandre Rossi, a Acadêmicos do Tatuapé vai plantar duas mil árvores para neutralizar o carbono emitido pelo desfile. “Eles têm uma pegada de sustentabilidade. Eles vão fazer um carnaval bonito e consciente”, disse Rossi.
A expectativa é que o desfile da Acadêmicos do Tatuapé seja um espetáculo de cores, ritmos e alegria, e que valorize a cultura e a identidade da Mata de São João, uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes. “Vamos levar o tri com Mata de São João. Vamos mostrar um pouco da nossa história, da nossa música, dos nossos tambores, da nossa alegria. Viva a Mata de São João!”, celebrou Rossi.