25°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Criança com pneumonia aguarda regulação há quatro dias na UPA Nova Aliança em Camaçari

Mãe denuncia demora na transferência do filho e pede ajuda ao É Notícias

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
21/06/2023 às 15h01
Criança com pneumonia aguarda regulação há quatro dias na UPA Nova Aliança em Camaçari
Foto: Reprodução

O É Notícias foi procurado por uma mãe que está desesperada com a situação do seu filho de seis anos, que está internado há quatro dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Aliança, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, aguardando regulação para um hospital especializado. Pietro Rommeu Gomes foi diagnosticado com pneumonia após passar por dois atendimentos na mesma unidade.

Segundo a mãe do menino, no primeiro atendimento, a médica informou que ele estava gripado. Dias depois, ele apresentou um quadro de cansaço, falta de ar e inchaço e foi levado novamente à UPA, onde foi realizado um raio-x que constatou a pneumonia.

“A mãe pediu que a regulação do filho fosse feita o mais rápido possível. Ela disse que ele está sendo tratado com antibióticos, mas que ainda tem sintomas da pneumonia. Ela disse que já procurou até o Ministério Público para tentar agilizar a transferência, mas que não teve resposta.”

Ela disse que o número da regulação do filho é 3691450.

A pneumonia é uma infecção respiratória que afeta os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, falta de ar, dor no peito e inchaço. O tratamento depende da causa e da gravidade da doença e pode incluir antibióticos, antivirais, antifúngicos, oxigênio e fisioterapia respiratória.

A regulação é o processo que organiza o acesso dos pacientes aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A regulação é feita por meio de uma central que avalia a necessidade e a disponibilidade de vagas nos hospitais da rede pública ou conveniada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários