Uma explosão de um tanque de gasolina na unidade da indústria Braskem, no polo petroquímico de Capuava, em Santo André, no ABC paulista, deixou um morto e seis feridos na manhã desta quinta-feira (22). O acidente ocorreu por volta das 9h20m e provocou um grande incêndio no local.
A vítima fatal teve 90% do corpo queimado e chegou a ser levada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar ao hospital do Tatuapé, mas não resistiu e faleceu no fim da manhã. Uma segunda vítima, também em estado grave e com queimaduras em 90% do corpo, foi socorrida pela pela própria empresa, antes da chegada dos bombeiros.
Uma terceira vítima sofreu queimaduras no rosto e nas vias respiratórias e foi encaminhada ao Hospital São Mateus.
Segundo a Tenenge, empresa que presta serviços para a Braskem, cinco feridos eram seus funcionários, que faziam serviço de pintura na unidade no momento do acidente. A Tenenge confirmou o óbito e informou que outros dois funcionários seguem hospitalizados. Outros dois feridos leves foram atendidos e liberados.
“A Tenenge, através de suas equipes especializadas, segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local”, diz a nota da empresa.
Em nota, a Braskem afirmou que o incêndio se deu em um tanque que estava em manutenção. “Imediatamente, a brigada de emergência da empresa foi acionada, juntamente com viaturas do Corpo de Bombeiros,que estão controlando o foco do incêndio. A Braskem providenciou a evacuação imediata do local e as causas dessa ocorrência estão sendo investigadas”.
Segundo os Bombeiros, pelo menos mais duas pessoas tiveram contusão nas pernas devido à queda, provocada pelo deslocamento de ar causado pela explosão e foram levadas a um Pronto Socorro.
Ao todo, 33 homens e 11 viaturas do Corpo de Bombeiros atuam na ocorrência e o fogo foi controlado no fim da manhã.