Whatsapp
MAIS BAHIA 1024
MAIS BAHIA 0924 - H
Política

Entenda como a pré-candidatura de Raimundinho da JR pode mudar o jogo político em Dias d’Ávila

Raimundinho tenta conquistar ex-prefeita Jussara Márcia e pode ser o candidato oculto de Alberto Castro

13/07/2023 13h51Atualizado há 1 ano
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O deputado estadual Raimundinho da JR (PL) chocou o cenário político local ao declarar que vai se pré-candidatar a prefeito de Dias d’Ávila nas eleições de 2024. O parlamentar, que é vice-líder do governo do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, disse que tem o aval do governador Jerônimo Rodrigues, com quem teria acertado tudo, embora nada tenha vindo oficialmente da capital do estado.

A pré-candidatura de Raimundinho pode provocar um racha na base aliada do PT no estado, pois o partido também tem pretensões de lançar pré-candidato próprio em Dias d’Ávila. O nome mais cotado é o de Rose Requião, que é uma das lideranças mais expressivas na cidade e conta com o apoio da deputada federal Ivoneide Caetano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mas essa pré-candidatura está de martelo batido? O Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores fez uma convocação para a reunião ordinária que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 14 de julho, às 17 horas, no Espaço do Trabalhador. O presidente do partido, Éden Valadares, aguarda a presença de todos os filiados e dirigentes. O motivo da reunião não foi divulgado, mas pode ser para discutir as eleições de 2024.

Raimundinho, que mora em Dias d’Ávila, afirmou que já tem um projeto para a cidade, que está em fase final de elaboração, e que pretende fortalecer sua base política no município ao longo do ano. Ele não revelou detalhes do seu plano de governo, mas garantiu que tem propostas inovadoras e viáveis para o desenvolvimento da cidade.

No entanto, ele terá que enfrentar uma forte concorrência, não só de Rose Requião, mas também de outros pré-candidatos que já se manifestaram. Entre eles estão os vereadores Júnior do Requeijão (PSDB) e Renato Henrique (PP), além do policial militar Major Jaildo, que tem um trabalho social de excelência na cidade. O atual prefeito Alberto Castro (PSDB), que deve tentar a reeleição, também está atento às articulações dos seus possíveis adversários.

Será que o prefeito Alberto Castro acertou de apoiar Raimundinho por debaixo do pano? Essa é uma das suspeitas que circulam nos bastidores da política local. Segundo alguns analistas, o prefeito tucano estaria interessado em enfraquecer o PT e dividir a oposição, apostando em uma eventual vitória de Raimundinho sobre Rose Requião.

Raimundinho não parece disposto a abrir mão da sua pré-candidatura e já está buscando apoios de outras lideranças políticas. Segundo o É Notícias apurou, ele teria um almoço marcado com a ex-prefeita Jussara Márcia (PT) nesta semana. O objetivo seria tentar conquistar o apoio da ex-gestora, que é uma das figuras mais respeitadas e influentes da política local.

Jussara Márcia foi prefeita de Dias d’Ávila por dois mandatos consecutivos (2013-2020) e tem uma grande popularidade entre os eleitores. Além disso, ela é filiada ao PT, que faz parte da base aliada do governo estadual. Se ela apoiar Raimundinho, isso pode ser um duro golpe para as pretensões de Rose Requião.

A eleição de 2024 promete ser uma das mais disputadas e polêmicas da história de Dias d’Ávila. O É Notícias vai acompanhar de perto todos os fatos e trazer as informações mais quentes para você, leitor. Fique ligado!

O É Notícias tentou contato com os pré-candidatos mencionados nesta matéria, mas nenhum deles quis se pronunciar até o fechamento desta edição.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários