Uma manhã de emoção marcou a visita do sargento reformado Lourival Almeida da Costa, 98 anos, nesta quinta-feira (9), ao Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia, instituição a qual serviu por 30 anos e onde reviveu ritos militares.
Lourival, que estava fardado com o uniforme operacional, foi recepcionado pelo comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, que, emocionado com a visita, conversou com o policial aposentado e anunciou que em breve a instituição fará uma homenagem pelos serviços prestados à corporação.
Na reserva há 53 anos, Lourival foi acompanhado da filha, do sogro e da neta, esta última também integrante da PMBA, tenente Mônica, lotada no Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), que se inspirou na trajetória do avô. O comandante do CPR-L, coronel Antônio Lopes, acompanhou a visita.
Ao longo da carreira, o sargento reformado atuou em cidades como Lençóis, Jacobina, Salvador, Caetité, Ruy Barbosa, entre outras. Ainda no quartel, Lourival conheceu o Museu da PMBA, onde pode reviver uma pouco da história da quase bicentenária instituição. Ao deixar a sede do Comando-Geral da PMBA, a guarda estava a postos e o toque de corneta marcou o momento da continência.