A prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 das ações da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, ocorreu nesta quarta-feira (29/5), durante audiência pública realizada no Plenário Osvaldo Nogueira da Câmara Municipal de Camaçari, oportunidade em que o corpo técnico da pasta apresentou à Comissão de Saúde da Casa Legislativa, dados referentes à movimentação financeira e à realização de procedimentos de saúde no município no período de janeiro a abril deste ano.
De forma inédita, as explanações, além de terem sido feitas pelo secretário Luiz Duplat, foram realizadas também pelas gestoras que compõem o quadro da Sesau, a exemplo de Elaine Teixeira, da Atenção à Saúde; Elba Brito, de Controle e Regulação do SUS; Alcione Vasconcelos, da Vigilância à Saúde; e Tamy Fonseca, do Planejamento.
Na apresentação dos dados referentes à Atenção Primária, onde está a Atenção Básica e o trabalho das unidades Básica de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), foi explicada uma série histórica de 2016 a 2023, em que a cobertura da Atenção Básica, em 2016, era de 69,32% e, a partir de 2017, começou a avançar chegando a 2024 com 83,54% de cobertura. O mesmo crescimento se observou na cobertura de Saúde da Família, que saiu de 50,50% em 2016, para 75,80% em 2024. Crescimento que também ocorreu na Saúde Bucal, que, em 2016, tinha apenas 24,81% de cobertura e, em 2024, atingiu 57%.
Atualmente, Camaçari possui 66 equipes de Saúde da Família, 12 de Atenção Primária, 50 de Saúde Bucal, duas multiprofissionais, uma do Consultório da Rua, além de 39 USF, três UBS, e duas Academias da Saúde.
O crescimento na oferta do serviço também se reflete no número de atendimentos realizados na Atenção Básica. No 1º quadrimestre de 2016 foram realizadas apenas algo em torno de 26 mil consultas, entre médicas, de enfermagem, odontológicas, e de outros profissionais que atuam na unidade de saúde. Já no mesmo período de 2024 foram realizadas 133.817 consultas.
Outro dado na Atenção Primária, que avançou e chama a atenção, são os atendimentos nas unidades de saúde por agendamento ou por demanda espontânea. No 1º quadrimestre de 2016, foram 16.382 atendimentos por agendamento, 4.955 por demanda espontânea e 316 de urgência. Enquanto que nos primeiros quatro meses deste anos esses números avançaram para 75.895 atendimentos por agendamento, 38.131 por demanda espontânea e 1.447 de urgência.
A produção dos agentes comunitários de saúde (ACS) também foi motivo de destaque na Atenção Básica. No 1º quadrimestre de 2016 foram realizadas apenas 76.069 visitas domiciliares e, em 2024, já foram 263.093 visitas.
Como resultado dos avanços na Atenção Básica – que ainda incluem os trabalhos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e dos grupos HiperDia de todas as USF; as ações do Programa Saúde na Escola, que já atendeu esse ano 3.101 alunos; as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); as ações do Consultório na Rua; dentre tantos outros serviços – Camaçari ficou, mais uma vez, entre os primeiros quatro municípios mais populosos da Bahia na cobertura da Atenção Primária à Saúde.
No atendimento de urgência e emergência das UPA e dos Pronto Atendimento (PA) os números também mostram como o acesso aos serviços foi ampliado nos últimos anos. No 1º quadrimestre de 2016 foram 72.272 atendimentos, enquanto no mesmo período de 2024 foram 101.437.
O atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também foi destaque, totalizando 12.282 ações entre: de redução de danos, atenção à família de paciente em crise, ações de matriciamento sistemático, produção individual, e qualificações de atendimentos grupais.
O acesso às consultas e exames ofertados pelo Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) também foram destacados. Apenas no 1º quadrimestre de 2024 foram 3.517 consultas. Outro centro que teve destaque foi o de Atenção à Saúde da Criança (Casc), onde, na Policlínica Pediátrica, foram realizadas 2.396 consultas.
Ainda nas consultas especializadas ambulatoriais, nas policlínicas dos distritos de Monte Gordo e Sede, foram realizadas 11.891 consultas de janeiro a abril deste ano. Sendo 3.951 em Monte Gordo e 7.092 na sede. No CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), foram 4.976 consultas nos primeiros quatro meses deste ano; no Centro de Oncologia (Ceonc), 2.198, e 1.262 procedimentos de ultrassonografia e biópsias; e no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) 4.661 consultas, e 5.916 procedimentos.
No recém-implantado Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) já foram realizados 120 acolhimentos, 35 atendimentos individuais, 35 avaliações multidisciplinares, e 30 matriciamentos; no Centro de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), 4.661 consultas, 5.916 procedimentos, e realizados 22.053 testes rápidos; e na Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), 915 consultas.
Na Assistência Farmacêutica, somente nos quatro primeiros meses deste ano já foram investidos R$ 4.716.396,14 na compra de medicamentos. “Porém, mesmo com todo esse investimento, somando aquisição com recursos próprios, recursos federais e medicamentos retirados junto ao Estado e à União como contrapartida deles, tivemos problemas com o abastecimento das farmácias no último mês, em decorrência dos fornecedores não terem feito a entrega de cerca de R$ 2,5 milhões empenhados na compra dos remédios. Situação que começou a ser normalizada apenas na semana passada, com os fornecedores iniciando a entrega desses fármacos, que nós já começamos também a distribuir para as farmácias”, explicou o secretário Luiz Duplat.
Os avanços na Regulação Municipal também foram apresentados, e nos quatro primeiros meses deste ano já foram realizadas, através das unidades de saúde, 111.766 agendamentos para marcações de consultas e exames. Avanços também nas cirurgias eletivas, através do Central de Cirurgias Eletivas (CCE), que, no período, já realizou 1.291 cirurgias, entre geral, vascular, ginecológica, pediátrica, urológica, oftalmológica, proctológica e ortopédica.
Ainda sobre os avanços no CCE, o secretário da saúde destacou que já foram realizadas 3.959 consultas de enfermagem, cirurgia geral, ginecológica, ortopédica, urológica, proctológica e pediátrica. Ele enfatizou, ainda, a produção do CCE com 11.549 consultas e/ou procedimentos entre consultas médicas pré-operatórias e oftalmológicas, além de exames de eletrocardiograma, raio X, ultrassonografia, curativos, colonoscopia e de laboratório.
Os avanços continuam em todos os setores da Sesau, como na Vigilância à Saúde que tem trabalhado incansavelmente para seguir avançando nos índices de vacinação em todo o município, garantindo as vacinas em todas as unidades de saúde. Assim como, continua com a castração de cães e gatos, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e atua fortemente no combate às endemias, por meio da visitação de imóveis para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Além do trabalho realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e na Vigilância Sanitária e Ambiental.
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